Mostrando postagens com marcador Sérgio Cortes. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Sérgio Cortes. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 13 de março de 2012

RIO: SECRETÁRIO DE DEFESA CIVIL, O CARGO ESTADUAL MAIS SOFRIDO.

Se existe uma autoridade pública no Rio de Janeiro que atravessa uma fase muito difícil, sem dúvida, essa autoridade é o Coronel BM Sérgio Simões, o qual acumula as funções de Secretário Estadual de Defesa Civil e de Comandante Geral do CBMERJ.
Sinceramente, nem consigo imaginar as dores que o Oficial tem enfretado em cada minuto de sua vida desde que assumiu essas funções.
O Coronel Simões já tinha cumprido a sua missão no serviço ativo, estava na tranquilidade da inatividade (reserva remunerada) e as gratificações tinham ficado no passado, isso quando um grupo Oficiais e Praças do Corpo de Bombeiros começou a lutar nas ruas por melhores salários e por adequadas condições de trabalho.
Na época, a Secretaria Estadual de Defesa Civil era exercida por um médico, Sérgio Cortes e o Comandante Geral do CBMERJ era o Coronel BM Pedro.
O tempo foi passando, os atos foram se sucedendo e o Coronel Pedro acabou sendo exonerado.
Nesse período, os Oficiais e Praças mobilizados conseguiram algumas conquistas, como a antecipação dos reajustes e o retorno da Secretaria de Defesa Civil para os Oficiais do CBMERJ.
Eis que o governador Sérgio Cabral (PMDB) ao buscar o substituto do Coronel BM Pedro, resolve preterir os quase 100 (cem) Coronéis BM do serviço ativo e reconvoca o Coronel BM Simões para a ativa, nomeando o Oficial como Secretário Estadual e Comandante Geral, com direito a excelente gratificação.
Graças aos Oficiais e aos Praças que lutaram nas ruas, o Coronel BM Simões voltou para a ativa, virou secretário e passou a receber gratificação novamente. Sua vida mudou radicalmente, assim como, a vida dos seus familiares.
Diante do exposto, imaginem as dores morais e os dilemas pessoais que o Coronel BM Simões tem enfrentado a cada instante, quando expulsa do CBMERJ os Praças (e possivelmente os Oficiais, em breve) que o trouxeram de volta para o serviço ativo da corporação, o promoveram funcionalmente e o presenteram com uma ótima gratificação.
Tudo isso é muito triste!
Juntos Somos Fortes!

quinta-feira, 20 de maio de 2010

SAÚDE PÚBLICA: GOVERNO SÉRGIO CABRAL JOGA DINHEIRO PÚBLICO NO LIXO (NOVAMENTE).

EMAIL RECEBIDO:
Cabral deixa unidades móveis do Samu apodrecendo em São Gonçalo

"Mais de 20 ambulâncias do Serviço Móvel de Urgência (Samu) estão apodrecendo num terreno abandonado onde funcionava um antigo bingo particular. As viaturas foram abandonadas pelo governo Cabral, e vêm sendo sucateadas, num processo de canibalização, em que as peças são usadas no concerto de outras viaturas. Elas prestavam serviço na cidade do Rio de Janeiro e foram abandonadas, inicialmente, num terreno do Quartel do Corpo de Bombeiros de São Cristóvão, mas descobertas pela Comissão do Samu, sendo então, levadas para São Gonçalo.
O cemitério de vans do Samu foi descoberto neste mês de março pela Comissão de Trabalhadores do Samu, que representa os mais de 1.500 servidores civis, demitidos por Cabral Filho, em 2008, e substituídos ilegalmente por bombeiros. “É dinheiro público que está indo pelo ralo”, denuncia Leandro Vabo, diretor da Comissão, que descobriu o cemitério de carros. Ele acrescenta que o caso é extremamente grave porque, para o Ministério da Saúde há 130 viaturas do Samu em funcionamento na cidade do Rio, quando, na verdade, só 40 estão rodando, mesmo assim, em estado precário. Caso semelhante acontece em várias outras prefeituras. A cidade do Rio é a única em que a administração do Samu ficou com o governo do estado.
Dinheiro vai para o ralo
“Apesar da frota ser de 40 carros, o governo federal continua mandando dinheiro para o pagamento da manutenção de 130. O gasto é de R$ 24.500 por viatura básica (atendimento a casos de baixa complexidade) e R$ 27.500 para viaturas avançadas (alta complexidade). Ou seja, o dinheiro público está indo para o ralo, e o serviço deixando de ser prestado”, acrescentou Leandro.
Este dinheiro vai para os cofres do estado que terceirizou o serviço de manutenção. “A empresa contratada, sem licitação, contrariando a lei 8666, de 1993, foi a Toesa, que, como se pode constatar, não faz o serviço como deveria. Como a maioria dos carros está quebrada, e o estado tem uma meta de atendimentos para mostrar ao governo federal, contratou a empresa Vida, da Unimed, para atender às chamadas na falta dos carros do Samu, ludibriando os órgãos federais responsáveis pelo envio da verba”, explica Leandro.
Cadê a fiscalização?
A Comissão do Samu já denunciou estas e outras irregularidades ao Coordenador de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, Clésio Mello de Castro, mas nenhuma providência foi tomada. “Há mais de um ano fizemos denúncias sobre outros casos de sucateamento de viaturas do Samu ao Ministério Público Federal, ao Estadual e ao Tribunal de Justiça para que fossem tomadas as medidas cabíveis. Mas, também, até agora não houve qualquer resposta”, contou Leandro. O dirigente acrescentou que, de 6 a 9 de abril, ele e Elieser Nascimento, também diretor da Comissão do Samu, estarão em Brasília para um novo encontro com Clésio.
Comissão articula audiência pública sobre as irregularidades do Samu
No dia 6 de abril, a Comissão de Trabalhadores do Samu estará se reunindo com o senador Cristóvão Buarque (PDT-DF), em Brasília. O objetivo é definir a data de uma audiência pública sobre a reintegração dos demitidos, e irregularidades, como a militarização do órgão e sucateamento de ambulâncias, entre outras. A comissão estará reunida, ainda, com Mariza Jacomine, assessora da Presidência da República, para conversar sobre as reintegrações".
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

GESTÃO SÉRGIO CABRAL TERMINARÁ NOS TRIBUNAIS.

O GLOBO:
Cidadão, imagine quando conseguirmos romper o escudo que parte da mídia usa para proteger o governador e for estabelecido o link entre as investigações sobre as terceirizações das viaturas da Secretaria de Saúde com as investigações sobre o mesmo motivo em curso sobre a Secretaria de Segurança Pública?
Mais dia, menos dia, romperemos essa proteção.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

quarta-feira, 19 de maio de 2010

GESTÃO SÉRGIO CABRAL COMEÇA A DESMANCHAR.

UPP do Pavão-Pavãozinho
Alojamento disponível para os Policiais Militares
O Tenente Coronel Bombeiro Militar Da Cunha compareceu à ALERJ, nessa tarde, prestando o seu depoimento e confirmando as graves denúncias apresentadas, assim como, os técnicos do Tribunal de Contas do Estado, porém, os dois principais envolvidos não apareceram.
O Oficial, mesmo ameaçado de morte, compareceu e não se furtou ao seu compromisso.
O secretário de saúde de Sérgio Cabral, o senhor Sérgio Cortes não compareceu, assim como, o reperesentante da TOESA.
Uma coincidência muito apropriada para os "acusados".
Penso que a atual gestão acabará nos tribunais.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

sábado, 17 de abril de 2010

GOVERNO SÉRGIO CABRAL: CONTRATOS DENUNCIADOS.

Visitando o blog do Tenente Bombeiro Militar Lauro Botto assisti a reportagem da Rede Globo que ilustra esse artigo. Peço que todos assistam com atenção a matéria sobre um contrato de manutenção de viaturas, envolvendo a Empresa Toesa e a Secretaria Estadual de Saúde:

Eu comuniquei ao Ministério Público um contrato semelhante, referente à terceirização da frota da Polícia Militar, celebrado entre a Empresa Júlio Simões e a Secretaria de Segurança Pública. A comunicação gerou a instauração de um Inquérito Civil Público para apurar os fatos. Na Bahia e em Minas Gerais, contratos da mesma natureza estão sendio investigados.
Penso que o Tribunal de Contas do Estado deva revisar todos os contratos celebrados pelo governo do Rio de Janeiro, afinal esses contratos já devem ter sido avaliados ou estarem m fase final de análise, considerando que Sérgio Cabral está no final do mandato, felizmente.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

terça-feira, 13 de abril de 2010

EU NÃO ACREDITO QUE AS "ESCAVADEIRAS" NÃO SEJAM DO CORPO DE BOMBEIROS.


Uma tremenda tragédia se abateu sobre a sofrida população do Rio de Janeiro, centenas de mortos vítimas da conjunção do descaso governamental com chuvas fortes.
Aterrorizada a população assiste durante vinte e quatro horas por dia a luta dos heróicos Bombeiros Militares para resgatar sobreviventes ou corpos em Niterói.
Nesse caos, recebo uma comunicação no sentido de que as máquinas que estão sendo usadas nas escavações NÃO PERTENCEM ao Corpo de Bombeiros Militar, o que me trouxe uma grande indignação, diante da cobrança anual da Taxa de Incêndio para equipar a corporação.
Não posso aceitar que o CBMERJ não possua esse tipo de maquinário indispensável para o desempenho de sua missão.
Se isso for verdade, ALGUÉM DEVE SER RESPONSABILIZADO.
O comentário cita que as máquinas (escavadeiras) são ALUGADAS, o que eu não posso acreditar, isso seria o fim, o marco final de um governo inteiramente incompetente.
Por favor, bravos Bombeiros Militares, desmintam essas informações, preciso crer que ainda exista um mínimo de dignidade no nossos gestores públicos.
Aguardo melhores notícias.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

sábado, 10 de abril de 2010

OFICIAL DO CORPO DE BOMBEIROS DENUNCIA FRAUDE EM CONTRATO.

( ... ) Quem pensa que a corrupção da secretaria comandada pelo senhor Sérgio Côrtes é apenas nas UPAs, nos contratos de prestação de serviços de mão-de-obra está enganado. O que vocês vão ver abaixo é a soma da corrupção, da omissão e da falta de respeito com o dinheiro público, denunciada por um servidor público, o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, José Carlos da Cunha que se negou a assinar notas de serviços, que ultrapassam milhões de reais, mas que não foram realizados (leia e acesse os documentos).
Parabéns ao Tenente Coronel José Carlos da Cunha.
E por falar em denúncia, breve irei depor no Ministério Público sobre o contrato de terceirização das viaturas da PMERJ.
Vamos torcer para que essa onda de dignidade se alastre na PMERJ e no CBMERJ, a população do Rio agradecerá.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDFO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

GOVERNADOR SÉRGIO CABRAL, ANOTE O QUE ESTÁ FALTANDO, OS POLICIAIS E OS BOMBEIROS MILITARES CORREM RISCOS.

Em resposta ao nosso questionamento sobre o equipamento que os Bombeiros e os Policiais Militares, que atuam nos resgates em Niterói deveriam estar usando, recebemos as seguintes informações:
1) "Caro Cel Paul
A proteção respiratória apropriada para esse emprego seria a mascara com filtros especificos para os gases provenientes da deconposição de mateira orgânica, metano em sua grande maioria.
Máscara leve, com filtros descartáveis.
Conforme o link abaixo, da descrição do EPI.
http://www.msanet.com/brazilcatalog/product1409_pt_BR.html
Mas como o Sr. bem disse, o governo fica melhor na fita com viaturas novas. Já a proteção e a remuneração dessas horas extras trabalhadas, isso não da voto e nao incomoda ninguem.
Capitão Bombeiro Militar Salma
2) Anônimo:
Máscara bico de pato é a correta e tem duração de 48 à 72 horas e luvas descartáveis, os Policiais Militares que estão próximos deveriam usar também, pois podem levar infecção para suas familias em casa, assim também os Bombeiros que estão sem proteção. É lógico que isso também depende do sistema imunológico de cada um. Mais falta equipamento de proteção individual (EPI) aos Bombeiros".
Ilmo governador, por favor, mande providenciar os equipamentos INDISPENSÁVEIS, os Bombeiros e Policiais Militares agradecem.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

CARTA ABERTA AO POVO FLUMINENSE - CORONEL BOMBEIRO MILITAR LIBANIO.

Não possuo o hábito de escrever sobre temas abertos, mas não posso deixar de me manifestar em relação às enchentes ocorridas ontem (05 de abril) em grande parte do Estado do Rio de Janeiro, e em especial na capital.
Eu estava na rua e pude presenciar “in loco” a ausência de participação do Poder Público, que somente se manifestou após a reticente cobrança por parte da mídia.
Vários representantes de diversos órgãos estaduais e municipais se manifestaram em relação aos eventos, exceto àquele que de forma mais direta deveria estar envolvido na situação, qual seja, o Corpo de Bombeiros.
Não me lembro de imediato, ter visto qualquer representante da Corporação manifestar-se sobre as ações de Defesa Civil em relação ao ocorrido, e, no entanto, entre as atividades desenvolvidas pela Defesa Civil estariam a resposta aos desastres e de reconstrução que deveria se dar de forma multissetorial e nos três níveis de governo – federal, estadual e municipal. É como se Defesa Civil sequer existisse em nosso estado.
Fica óbvio que o atual Governo não tem preocupação com a Defesa Civil em nosso estado, e em conseqüência, com a própria população, fato este constatado quando o atual (des) Governo uniu a Defesa Civil a Secretaria de Saúde, relegando a plano secundário a gestão de desastres. Basta ver que a atual autoridade no assunto em nosso estado é um médico, tornando evidente a falta de seriedade e transparência, do governante no sentido que se tenha um serviço de Defesa Civil capaz de envolver todos os setores da sociedade fluminense e efetivamente defender a população civil.
Se falta seriedade nas ações de Defesa Civil em nosso estado, sobra demagogia ao se ouvir do Governo Estadual, durante a tragédia que R$ 100 milhões foram investidos em equipamentos para o Corpo de Bombeiros, como se isso, fosse suficiente para minimizar os estragos causados pelos desastres, que vão continuar ocorrendo frente as constantes mudanças climáticas. Pode-se observar claramente a falta de investimento nas ações de prevenção, de preparação para emergências e desastres, de resposta aos desastres e de reconstrução.
Como dito pelo Governador, investiu-se em equipamentos, mas não houve qualquer investimento no pessoal, na capacitação de pessoal, que em qualquer organização séria é o grande diferencial para melhor ou para pior. Os bombeiros militares para o tal Governador não são dignos de sequer serem mencionados.
Na época em que fui chamado a elaborar o projeto de Lei para o aumento do efetivo, procurei demonstrar ao Dr Sérgio Cortes, Secretário de Saúde, que a Corporação tinha carência na área de bombeiros combatentes e não na área de saúde, já que são atividades distintas das definidas por Lei para a Corporação. Fui ignorado e agora vejo pela televisão as pessoas reclamando que não estão sendo devidamente atendidas pelo Corpo de Bombeiros, sendo que o atual (des) Governador acabou por reconhecer este déficit, solicitando ao Governo Federal auxilio de bombeiros que compõe a Guarda Nacional.
Até quando nós: bombeiros ou não, vamos continuar achando que estes problemas não são problemas nossos. Quanto tempo será necessário par que compreendamos que o nosso egoísmo e vaidades pessoais, não nos possibilitam resolvermos problemas que são comuns, que só serão resolvidos quando pudermos agir de maneira mais solidária.
Eu sempre procurei defender os interesses dos bombeiros, naquilo em que me foi possível, por entender que os direitos “deles” são também os meus direitos e se estes direitos são violados isto também me atinge, talvez não de imediato, mas possivelmente em futuro próximo.
Por estas razões e várias outras é que eu no consigo mais ficar inerte vendo como determinados políticos mostram-se importar mais com sua imagem do que com a desgraça do povo, como ficou demonstrado ao ver o Governador Sérgio Cabral dando entrevista ao RJTV fazendo propaganda política eleitoral, elogiando as obras do PAC e a união entre Prefeitura, Estado e Governo Federal, assim como insiste em proclamar que o estado está preparado para a Copa de 2014 e para as olimpíadas mais adiante.
É difícil ler notícias como essa e não ir, aos poucos, perdendo as esperanças. É difícil não enxergar o túnel com ou sem luz em seu fim; mas através da determinação, coragem e autoconfiança e principalmente solidariedade, podemos reverter, senão todas, parte considerável dessas dificuldades, curando o passado, vivendo o presente, para podermos continuar sonhando com um futuro melhor.
Acredito que existam, não apenas no Corpo de Bombeiros, mas em todo o Estado do Rio de Janeiro, pessoas de valor que lutam contra os obstáculos em busca de felicidade e não apenas de alegrias momentâneas.
E o momento eleitoral que se aproxima é uma das ferramentas que precisamos para tentar mudar o atual quadro. Acredito, no entanto, que são necessárias algumas reflexões antes das ações, e nesse momento falo como eleitor que anseia por mudanças.
Hoje, nós bombeiros militares, criticamos com veemência que no cargo de Secretário de Estado da Saúde e da Defesa Civil esteja um médico, por entender que o mesmo não se preparou adequadamente para o desempenho de tão importante missão.
Cabe a nós eleitores, e mais uma vez falo com eleitor, avaliar se os nossos candidatos a cargos políticos estão preparados para o desempenho da função legislativa, ou seja, para exercer de imediato as funções do cargo e nos propiciar, pelo menos a esperança de mudanças. Particularmente não aceito a idéia de que a pessoa possa aprender durante o mandato, a situação requer respostas rápidas e o aprendizado além de caro pode ser demorado e quem sabe, ultrapassar os 14 anos de mandato.
Em termos caseiros são muitos os que pretendem defender a Corporação e a sociedade, mas saberiam eles de que maneira isto poderia ser feito?
Colocando-me como bombeiro militar é fato que a Instituição vive um de seus momentos mais delicados e críticos, necessitando de adoção de medidas urgentes e que por serem de urgência devem ser tomadas por pessoas que tenham consciência, não apenas dos problemas, mas das possíveis soluções.
Defendo a pluralidade de candidatos sem que se façam discriminações, mas não há como esperar muito de eventuais ocupantes de cargos políticos que não possuam habilitações mínimas. E neste ponto a qualidade dos políticos equivale ao esclarecimento da população. Os eleitores mais conscientes sabem que eleger pessoas mal preparadas reverterá contra os seus próprios interesses.
A história política brasileira nos mostra, no entanto, que o brasileiro muitas vezes faz suas escolhas com base em interesses pessoais, gerando o clientelismo, onde o político, à margem da lei, dá algo em troca do voto. Essa atitude é extremamente nociva à democracia, pois o político passa a ser visto e muitas vezes a atuar, como assistente social e não como um gestor da coisa pública.
Muitos tentam a carreira política como uma fonte de enriquecimento e de privilégios ou mesmo por simples vaidade pessoal, cabendo ao eleitor distinguir àqueles que colocam os interesses pessoais a frente dos interesses coletivos.
Hoje, neste exato momento, milhões de pessoas não saberiam dizer o nome do deputado estadual ou o número do deputado federal em que votaram nas últimas eleições. E, caso dissessem o nome ou o número, dificilmente poderiam explicitar de forma clara a plataforma do candidato.
Não podemos continuar a manter esta falta de comprometimento com o nosso próprio gesto, um gesto ao mesmo tempo individual e coletivo, fundamental para que sejam, pelo menos, iniciadas mudanças, não apenas em nível de Corporação, mas de sociedade como um todo.
Neste momento encerro fazendo um apelo a aqueles que por ventura venham a ler este singelo artigo, que aproveitem a oportunidade que nos esta sendo dada pra tentar reverter o atual quadro com mudanças significativas, a começar pela mudança de Governo, que visivelmente não atendeu as nossas expectativas, quer como bombeiros, quer como cidadão fluminense. Temos que ter ideologia, lutar por aquilo que acreditamos e para isto temos que criar algo para acreditar, como por exemplo, um novo Governo e novos representantes.
Hoje o problema não é falta de politização, e como dito, talvez seja a falta de ideologia, que permeia a Corporação, seus integrantes e as pessoas em geral. Ninguém mais tem ideologia nenhuma. Se existe hoje uma ideologia na Corporação é o individualismo. Cada um por si (e sem Deus para todos, porque cada um tem o seu...).
Como bombeiro e como cidadão, faço um apelo. Vamos ser mais solidários e juntos ajudar-nos a mudar a história, participando ativamente desta mudança, lembrando que conforme o adágio popular “Uma andorinha só não faz verão”, mas pode perfeitamente anunciar a mudança de uma estação.
Atenciosamente
Adilson Libanio da Cruz/ Cel BM QOC/82
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

sexta-feira, 9 de abril de 2010

RIO DE JANEIRO: OS HERÓIS GANHAM R$ 30,00 POR DIA.

A tragédia que se abateu sobre o Rio de Janeiro, novamente, demonstra o valor dos heróis sociais, Policiais e Bombeiros Militares, que lutam para salvar vítimas do descaso governamental.
O Brasil tem uma carência de heróis, o que faz com o termo seja usado de forma inadequada em vários momentos, heróis verdadeiramente são esses Bombeiros e Policiais Militares que arriscam a própria vida para salvar a população fluminense.
Inexplicavelmente, recebem no Rio um salário da ordem de R$ 30,00 por dia, uma contrapartida miserável considerando o sacrifício feito.
Os que cavam no lixo em busca de sobreviventes estão "perdendo dinheiro", pois muitos ficaram impossibilitados de atuarem no segundo emprego, a única maneira digna de buscar meios para o sustento de suas famílias.
Essa é a triste realidade no Rio de Janeiro, os heróis são desvalorizados.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

NAVALHA NA CARNE - CAPITÃO BOMBEIRO MILITAR SALMA.

BLOG DO CAPITÃO BOMBEIRO MILITAR SALMA:
quinta-feira, 8 de abril de 2010
Navalha na carne

Não é muito do meu feitio, tecer criticas abertas ao CBMERJ, mas os acontecimentos recentes com as chuvas merecem um pouco de reflexão.
Enquanto tentava me locomover pelo Rio de Janeiro, ouvi em um noticiário que o Corpo de Bombeiros deixou de atender a alguns chamados de deslizamentos com vítimas, e que na mesma localidade, os BM da Força Nacional estiveram por algumas horas mas se deslocaram para outro evento, encerrando assim as buscas, mesmo sem encontrar todas as vitimas.
Eu me pergunto: Onde erramos? Será que este evento adverso supera nossa capacidade de resposta? Será que falta bombeiro? Como assim falta bombeiro? Somos quase 16000 espalhados pelo estado!
Pois é, somos milhares, mas menos da metade é BOMBEIRO, de fato, pois nossos políticos estão nos fazendo esquecer o que é ser bombeiro de fato, nos pagam hora extra pra matar mosquito, o que não é função de bombeiro, mas não pagam hora extra pra trabalhar na calamidade pública.
Acredito que se houvesse o pagamento de hora extra, poderíamos duplicar o número de equipes nos resgate as vítimas das chuvas dessa semana, e sem ter que gastar milhares de reais com o transporte aéreo e as diárias da Força Nacional.
Acredito que estamos esquecendo o que é ser bombeiro de fato porque para o atual governo, mais vale pagar dobrado para um militar trabalhar na UPA, do que um combatente na prontidão. Vale, também, muito pouco o nosso “saber”, pois este mesmo militar se formou “nas coxas” em 15 dias de aula!
Acredito que estamos esquecendo o que é ser bombeiro de fato, pois nossos administradores estão carentes de profissionalismo, agimos de forma passional, os capacetes brancos que deveriam gerir os recursos e disponibilizar os meios para execução das tarefas estão lá, com a pá na mão, pois nessa desordem institucional isso é tudo que da pra fazer!
Postado por Andre Luiz Salma Cerqueira
COMENTO:
A situação dos Bombeiros Militares é atípica, pois a gestão Sérgio Cabral resolveu retirar o CBMERJ da segurança pública, contrariando norma constitucional, inserindo a corporação na saúde. Em seguida, o gestor priorizou a contratação de profissionais de saúde para atuarem no SAMU 192 (o único militarizado no Brasil) e nas UPAs, pagando gratificações a esses profissionais, subvertendo os valores hierárquicos.
O CBMERJ sofre com a má gestão pública e os resultados atingem a população fluminense, como ocorre com os demais serviços públicos no Rio de Janeiro.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

quarta-feira, 3 de março de 2010

GOVERNO SÉRGIO CABRAL JOGA NOSSO DINHEIRO NO LIXO.

EX-BLOG DO CESAR MAIA:
EM 20 DE JULHO/2007, O SECRETÁRIO DE SAÚDE -RJ- FALAVA EM DESPERDÍCIO! E AGORA?
(Globo-on, 20/07/2007) O secretário estadual de Saúde, Sergio Côrtes, calcula em mais de R$ 20 milhões os prejuízos com medicamentos vencidos, estocados na central de armazenamento da secretaria, localizado no Barreto, em Niterói. No depósito, eles encontraram remédios vencidos, mas cerca de 90% dos medicamentos fora do prazo correspondem ao período de 2003 a 2006. Há dois meses, o secretário afastou os administradores do local, que agora é administrado pela empresa TCI, contratada em caráter emergencial para organizar o depósito.
GOVERNO DO ESTADO RASGA R$ 15,6 MILHÕES EM MEDICAMENTOS!
(O Dia, 01) Medicamentos, materiais médico-hospitalares e insumos como luvas e gazes, que deveriam ter sido usados em hospitais ou disponibilizados para a população, perderam o prazo de validade na Central Geral de Abastecimento do estado, em Niterói. De acordo com relatório preliminar do Departamento Nacional de Auditoria do SUS do Ministério da Saúde, a Secretaria Estadual de Saúde desperdiçou R$ 15,6 milhões com produtos que perderam o prazo, entre julho e novembro do ano passado. Entre o material inutilizado estavam R$ 649,6 mil em medicamentos que fazem parte da grade de remédios excepcionais, que devem ser fornecidos a pacientes com doenças crônicas, como esclerose múltipla, Parkinson, hepatite B e C e outras de alto custo.
E O SECRETÁRIO DE SAÚDE HAVIA CONTRATADO POR R$ 17 MILHÕES DE REAIS SEM LICITAÇÃO A TCI PARA GERIR ESSE DEPÓSITO!
(Logweb, 21/09/2009) 1. Há 20 meses, a Secretaria de Estado de Saúde -RJ- adotou soluções de BPO – Business Process Outsourcing da TCI em sua cadeia de suprimentos, com movimentação de estoque em torno de R$ 750 milhões. A ideia era gerar economia por meio de ganhos em gestão de informações e estoques (medicamentos, bens permanentes e materiais diversos) para abastecer 51 unidades de saúde e 92 municípios do Estado. A quantidade de vencidos que encontramos em janeiro de 2007, foi de 20 toneladas. A TCI redesenhou todos os processos eliminando os gargalos e minimizando as perdas e desperdícios. Foram sanadas, também, as desconexões entre os diversos processos envolvidos como um todo.
2. A TCI utilizou ferramentas como: modelagem e redesenho dos processos; implantação de um sistema WMS para gerenciamento dos armazéns; coletores de dados via radiofrequência; desenvolvimento de uma ferramenta web para acompanhamento dos estoques, solicitações, relatórios, etc.; implantação de um novo CD com 17.000 m²; sistema de gerenciamento de toda a frota via satélite; e ferramenta de gestão de documento, digitalizando todos os documentos envolvidos nos processos de entrada e saída de materiais.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

segunda-feira, 1 de março de 2010

GOVERNADOR SÉRGIO CABRAL QUEM IRÁ PAGAR A CONTA?

JORNAL O DIA
O NOSSO DINHEIRO JOGADO NO LIXO

JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

domingo, 7 de fevereiro de 2010

RIO DE JANEIRO: UPAs - DENÚNCIAS RECEBIDAS.

A utilização dos Bombeiros Militares nas UPAs e no SAMU merece toda a nossa condenação, além disso carece de uma atenção especial do fiscal da lei, o Ministério Público.
Denúncia anônima recebida:
"Cel Paúl, vou fazer uma denúncia: já tem uma empresa terceirizada fazendo incrições para área de saúde para trabalharem nas UPAs, é o governo do estado mostrando sua incapacidade de funcionamento desse serviço, onde vários profissionais de saúde do CBMERJ estão saindo da corporação e aproveite para denunciar a terceirização dos funcionários da saúde que prestam serviços aos hospitais estaduais sem serem funcionarios publicos concursados (fizeram um concurso não público pela FESP), trocaram os outros prestadores de serviço por outros temporários".
Você que trabalha nos hospitais da rede pública de saúde, nas UPAs e no SAMU, confirma ou desmente essas denúncias?
Comente.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

NOSSO ESPAÇO DEMOCRÁTICO: A VOZ DA TROPA (RIO DE JANEIRO).

EMAIL RECEBIDO:
"Bom dia Sr. Cel Paúl, lendo diariamente o blog e vendo que algumas informações não estão totalmente claras, e através da minha indignação com este governo e consequentemente com os comandantes que esquecem que este Governo é passageiro e nós Militares Estaduais continuaremos sendo Servidores do Estado, vejo estas gratificações apenas como tentativa de tapar o sol com a peneira e enganar a população com divulgações mentirosas e injustas, dentre tantas outras, vou especificar uma que é a mais recente, que não está sendo divulgado com íntegra pelos meios de informações que é a gratificação de R$ 350,00, para algumas categorias que se qualificarem.
Na Polícia Militar não sei bem como está sendo feita essa escolha e quais os critérios, mas vou falar do CBMERJ, que sou membro e que fico indignado com os seus críterios, primeiramente foram escolhidos três categorias para receberem essa gratificação, que são:
Guardas-vidas, pessoal de rabecão e motoristas.
Já ha uma injustiça até aqui, pois todos deveriam receber essa gratificação sem discriminação de categorias, pois todos somos Bombeiros e todos entraram da mesma forma e todos tem as mesmas dificuldades com os salárias defasados que temos, a segunda injustiça e a maior delas e que poucos estão tendo conhecimento é que para receberem essas gratificações essas três categorias tem que fazerem o curso de qualificação e aceitarem que suas respectivas escalas sejam mudadas, com exceção do rabecão devido a insalubridade, ou seja, trabalho em uma escala de serviço de 24x72, se desejar ganhar a gratificação de R$ 350,00, terei que fazer o curso de qualificação e passar a trabalhar numa escala de 24x48.
Isso é uma atitude covarde, injusta e sem precedentes, não é possível que o estado e seus representantes legítimos vão deixar que questões políticas e atitudes de alguns Coronéis deixem cada vez mais vulneráveis seus funcionários públicos militares, passarem por essa humilhação.
Não querendo me extender mais, pois a minha finalidade foi mais em divulgar o que não está sendo claro no blog e em outros meios de comunicação e claro para que através da sua ajuda que tem sido divulgadas tantas informações, que outros temem em fazê-lo, este fato injusto chegue cada vez mais a outras pessoas".
Sem dúvida, essa tática de gratificar alguns, em detrimento da totalidade fere todos os princípios que regem os atos administrativos.
As gratificações devem ser pagas a todos, na forma de salário, tendo como referência a maior.
Vamos buscar isso no poder judiciário.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

CIDADANIA: BOMBEIROS MILITARES DO RIO VAIAM CABRAL.

EMAIL RECEBIDO:
Cabral briga com bombeiros em evento contra dengue no Rio
Cel Paúl, hoje o governador confirmou que os bombeiros não vão ajudar e nada em sua reeleição. Confesso que fiquei com medo da reação dele, porém muito orgulho dos meus amigos. Segue abaixo uma matéria sobre o evento de hoje. Foi incrível!!!
Se poder divulgar, ficarei grato!
Juntos Somos Fortes!
O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, desentendeu-se nesta segunda-feira com uma plateia de 1,2 mil bombeiros no Ginásio do Maracanãzinho, durante lançamento da campanha Cultura Antidengue e da apresentação dos militares que vão atuar como agentes contra focos de mosquito em seus horários de folga. Em dois momentos, os bombeiros discordaram, em coro, do discurso de Cabral.
Na primeira ocasião, Cabral disse que os bombeiros recebem uma gratificação de R$ 700 pelo trabalho contra a dengue. Em coro, os bombeiros responderam "não" e passaram a se manifestar cada vez que o governador repetia o valor, que é repassado ao Estado pelo Ministério da Saúde.Segundo a Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil do Rio, o valor pago é de R$ 566. Apenas somando-se os R$ 120 de auxílio-alimentação é que o valor se aproxima de R$ 700, chegando a R$ 686.
Em resposta à reação dos bombeiros, Cabral disse que aqueles que quisessem poderiam desistir do trabalho antidengue, porque havia dois mil bombeiros esperando pela oportunidade.
Em outro momento, quando Cabral voltou a falar de gratificações no Corpo de Bombeiros, a plateia se manifestou contra o governador mais uma vez. "Eu estou numa assembleia do Corpo de Bombeiros ou no lançamento do programa contra dengue? Não estou entendendo. A gente está falando aqui de salvar vidas. E a gratificação que estamos dando está dentro da realidade orçamentária do Estado", disse Cabral.
Depois da reação dos bombeiros, Cabral falou sobre o reajuste salarial de 5% concedido aos policiais e bombeiros pelo governo do Estado neste ano. "Se os que me antecederam tivessem dado o reajuste que eu dei todo ano a vocês, que não foi nada de mais, certamente o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e a Polícia Civil teriam outro padrão salarial. Agora, ficaram quase seis anos sem dar reajuste", respondeu Cabral.
Depois do evento, Cabral saiu do Maracanãzinho sem falar com a imprensa. O secretário estadual de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Cortes, disse que não iria falar sobre a situação ocorrida durante o evento.
SENSACIONAL.
PARABÉNS, HERÓIS DO FOGO!
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

NO HOSPITAL ESTADUAL CARLOS GHAGAS OCORRERAM TRÊS ÓBITOS, AO QUE PARECE POR FALHA NOS GERADORES.

BLECAUTE.
Apagão afeta Hospitais. Sindicato dos Médicos vai pedir auditoria sobre óbitos durante blecaute (leia).
Nós postamos essa denúncia ontem no twitter.
Parece que estava em curso mais uma "Operação Abafa".
Aliás, alguém saberia dizer o que restou apurado sobre a morte de pacientes que foram transferidos de madrugada para se criar uma enfermaria midiática para a gripe suína?
Se a memória não está falhando, o que aconteceu no IASERJ.
Não ouvi mais nada a respeito.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

domingo, 27 de setembro de 2009

VAIEM SÉRGIO CABRAL (PMDB) E OS SEUS ASSESSORES DIRETOS.


O Coronel de Polícia Fialho, com o qual conversei durante parte da marcha, narrou que o secretário de saúde do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Côrtes, foi vaiado recentemente em um evento. Fialho chamou esse fato de "efeito Cabral", o que considerei muito apropriado.
Nada mais natural essa proliferação de vaias, vivemos em um estado onde a segurança, saúde e educação públicas são caóticas, fruto de um governo inteiramente dissociado do interesse público, que despreza os servidores públicos.
Cabral colhe o que plantou e devemos estender essas abençoadas vaias a todo o seu secretariado, quem sabe assim o próximo governador não maltrate os servidores públicos e o próprio povo que é assistido por esses servidores.
Vaiem, vaiem...
Eles merecem, merecem muito...
JUNTOS SOMSO FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

quinta-feira, 13 de agosto de 2009