quinta-feira, 30 de junho de 2011

A "CSI" DO GOVERNO SÉRGIO CABRAL (PMDB).

O nosso primeiro artigo dessa quinta-feira foi um editorial do jornal O Globo que toca em uma das inúmeras feridas existentes no sistema policial do Rio de Janeiro: a perícia criminal.
Tive que fazer alguns acréscimos considerando que O Globo conseguiu escrever sobre a Polícia Civil sem usar a expressão "Polícia Civil" (leiam o artigo anterior) em nenhum momento, o que provoca uma generalização falsa, ou seja, que o problema da perícia criminal afeta as Polícias Civil e Militar. Na verdade, a perícia da Polícia Militar, empregada nos casos onde são investigados crimes militares, é TOP DE LINHA no Brasil. O trabalho do CECRIM é reconhecido por todos, sobretudo pelo Poder Judiciário e pelo Ministério Público. Os laudos são de excelente qualidade, o que poderá ser comprovado no caso da invasão do QG do CBMERJ pelo BOPE, podem aguardar a divulgação dos resultados que já devem estar na Corregedoria Interna.
Coronel, o senhor está escrevendo que a perícia criminal da Polícia Civil é ruim?
Sim e não.
A qualidade dos profissionais é inquestionável, tive o prazer de ao longo da minha vida correcional na PMERJ, conhecer peritos excelentes, assino embaixo.
Apesar dessa verdade, o trabalho é muito prejudicado em razão do pouco caso que o governo atribui a essa atividade IMPRESCINDÍVEL para a elucidação dos crimes, começando pelos salários que são miseráveis.
O perito é o componente mais importante para a elucidação dos delitos, ele deve ser valorizado, ter a melhor qualificação (acesso contínuo aos cursos mais modernos) e os melhores recursos materiais para cumprir as suas tarefas, isso não ocorre no Rio de Janeiro, o estado brasileiro mais atrasado em termos de segurança pública.
No Rio os Policiais Militares Civis recebem os piores salários do Brasil e possuem, certamente, as piores condições de trabalho.
No nosso lindo estado a perícia criminal ainda é atrelada a Polícia Civil, não possui a IMPRESCINDÍVEL AUTONOMIA, característica que inclusive age contra o temido corporativismo.
Quem nunca assistiu a um episódio dos "CISs"?
A rotina é sempre a mesma: o crime é conhecido, o local de crime é rigorosamente interditado e os peritos entram em ação, na busca de indícios de autoria que possam subsidiar a investigação e a condenação ou absolvição dos envolvidos.
Ontem, o jornal O Globo mostrou uma foto do chefe da perícia criminal, dias depois do fato andando no local de crime, que pelo que sei nunca foi interditado, recolhendo cápsulas sem nem mesmo o uso de luvas, "equipamento" MÍNIMO e IMPRESCINDÍVEL para um perito.
Hoje o Extra online exibe uma foto (Cléber Júnior) que demonstra essa falta de luvas para o Chefe do ICCE (veja).
É a CSI do governo Sérgio Cabral!
Sem autonomia, desvalorizada, desqualificada e sem os mínimos recursos materiais.
Alguém ainda tem dúvidas sobre os motivos que levam a nossa Polícia Civil a elucidar menos de 5% dos homicídios praticados no Rio?
Penso que não.
Antes de encerrar devo ratificar que o que escrevo rotineiramente: a Polícia Militar do governo Sérgio Cabral (PMDB) padece também da desvalorização, da desqualificação e da falta de recursos materiais, inclusive coletes balísticos adequados.
Sorte nossa, cidadão fluminense, que esse péssimo governo está com os dias contados.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

3 comentários:

Anônimo disse...

CAROS SENHORES:
DACIOLO, VALDELEI, LAÉRCIO, VERIFIQUEM O BOL SEDEC/CBMERJ DE 29/06/11, NÚMERO 016, FOLHAS: 4475 E 4476. ESTÃO TOMANDO UMA ATITUDE DITATORIAL E DE REVANCHISMO POR SABEREM QUE A ANISTIA TOTAL E IRRESTRITA JÁ É UMA VITÓRIA. CREIO QUE É UMA TENTATIVA DE INTIMIDAÇÃO PORQUE EM DADO MOMENTO DO BOLETIM CITADO DIZ:
-"por incitarem à desobediência, à indisciplina e à prática de crimes Militares, por promoverem e tomarem parte em reuniões para discussão de ato de superior ou assunto atinente à disciplina Militar e por criticarem publicamente ato de superior hierárquico, atos de governo e assuntos atinentes à disciplina Militar";
-"por participarem de manifestações coletivas com críticas a atos de superiores e de governo, bem como de conteúdo reivindicatório";
-"por participarem de manifestações coletivas com críticas a atos de superiores e de governo, bem como de conteúdo reivindicatório";
-"por discutirem ou provocarem discussões em veículos de comunicação de assuntos de Bombeiro-Militar";
-"por censurarem ato de superior ou procurarem desconsiderá-lo";

AMIGOS, FAÇO UMA PERGUNTA: ESTAMOS VIVENDO A DITADURA NOVAMENTE?

Anônimo disse...

reprodução do site R7.

Uma junta médica se reuniu na quarta-feira (29) para avaliar a condição da perna esquerda do policial mais seriamente ferido pela explosão de uma granada no último sábado (25), após um ataque de traficantes no morro da Coroa, no Catumbi, região central do Rio de Janeiro. O membro ainda não respondeu aos tratamentos e ainda passará por outros estímulos.

O soldado de 26 anos que já perdeu a perna direita permanece internado em estado grave, em coma induzido, HCPM (Hospital Central da Polícia Militar), no Estácio, na zona norte do Rio, segundo a polícia.

Outros dois policiais também ficaram feridos. O PM atingidono pescoço foi liberado na quarta-feira e o terceiro recebeu alta do hospital na segunda (27), de acordo com a assessoria da Polícia Militar

Anônimo disse...

30/06/2011 12:06

Vitória! Anistia aprovada por unanimidade

Garotinho e outros deputados da bancada do Rio aplaudem decisão unânime
Garotinho e outros deputados da bancada do Rio aplaudem decisão unânime



O clima é de festa dos bombeiros no auditório da Comissão de Constituição e Justiça, na Câmara. Aprovada a anistia por unanimidade. Daqui a pouco mais detalhes.