terça-feira, 7 de junho de 2011

BOMBEIROS E POLICIAIS MILITARES - MOBILIZAÇÃO - A HUMILHAÇÃO DO BOPE.

O BOPE é um patrimônio da Polícia Militar, sempre foi.
Homens dotados de uma coragem rara e que após serem submetidos a um intenso treinamento passavam a integrar a melhor tropa de combate urbano do mundo, sempre foi assim.
Os episódios de heroísmo e bravura escritos a cada dia durante anos, inclusive com a morte em combate de bopeanos, ao longo do tempo solidificaram a imagem de heroísmo, sempre foi assim.
E vieram os filmes tropa, o BOPE virou mania e o governo Sérgio Cabral (PMDB) resolveu usá-lo como garoto propaganda, heróis transformados em mercadorias de propaganda governamental.
Até modelo seminua possou ao lado de "bopeanos".
O nome BOPE passou a "promover" tudo e todos, sobretudo o governo.
O governo fez mais, começou a pagar pela propaganda e os heróis do BOPE (Soldados) começaram a receber 150% a mais de salários que os irmãos de farda.
Alguns Oficias e ex-Oficiais começaram a ganhar muita notoriedade e, o mais importante, muito dinheiro em face dessa fama, muito dinheiro.
O BOPE passou a ser a polícia do governador e do comandante geral, deixou de fazer parte da Polícia Militar.
No dia 04 JUN 2011, o Batalhão de Polícia de Choque e o BOPE estavam juntos nas proximidades do Quartel General do Corpo de Bombeiros. No dia seguinte, o Batalhão de Choque estava sendo aclamado e o BOPE desmoralizado nacionalmente.
Tenho ouvido comentários sobre a postura de PMs do BPChoque no dia 04 JUN 2011 que se confirmados nos encherão de orgulho do BPChoque, hoje a TROPA DE ELITE da PMERJ.
Os caveiras não são mais heróis, são covardes, essa é a voz corrente.
Eu soube que existem alguns vídeos feitos no interior do QG do CBMERJ que se vierem a público a imagem do BOPE estará arrasada.
Torço para que a desmoralização completa não aconteça, mas torço para a apresentação dos vídeos, que deve acontecer, pois tudo deve ser investigado, para que os responsáveis pelos erros sejam responsabilizados e para que todos os anos de heroísmo não sejam apagados.
Todos lamentamos o fato dos bopeanos, os verdadeiros bopeanos, terem deixado que o BOPE fosse explorado comercialmente.
Hoje ouvi de um cidadão carioca uma gozação sobre o BOPE que me incomodou bastante, pois convivi com alguns Oficiais e Praças que ajudaram a construir esse BOPE heróico, que não gostava das luzes dos refletores, muito pelo contrário, sempre foi discreto.
O cidadão me contou uma história que ouviu no ônibus. Dois passageiros conversavam sobre o movimento dos Bombeiros e um perguntou para o outro se ele sabia o que significava o símbolo do BOPE (um crânio com uma faca cravada). A resposta foi não. E a explicação:
O símbolo é um crânio ôco por que o bopeano não tem cérebro, faz o que mandam sem raciocinar, como ficou demonstrado na invasão do quartel dos Bombeiros.
Eu lamentei profundamente e dei a explicação que conheço sobre o símbolo, pois nunca fui do BOPE, nunca tive condições fisicas para nem mesmo tentar ser do BOPE e confesso que mesmo quando jovem se entrasse no curso, no primeiro dia, rapidamente, seria a primeira cruz do cemitério.
Urge que os Bopeanos de verdade consertem o mal feito, apontando os culpados.
Soube, por exemplo, que no interior do QG dos Bombeiros, um dos mais agressivos usava uma touca ninja e seria um Oficial. Verdade ou mentira?
Penso que um pedido de desculpas na ALERJ seria um bom começo para reverter essa situação terrível, uma transformação instântanea de herói em covarde.
O BOPE sempre foi um patrimônio da Polícia Militar, precisa voltar a ser. Abandonar os holofotes e o mundo midiático parece ser um ótimo começo.

JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

Um comentário:

Luiz Claudio disse...

Cel Paul, Não sou e não temos nenhum parente bombeiro, mas admiramos a coragem dos mesmo e estamos dando nosso apoio. Minha filha acabou de costurar uma linda bandeira em apoio ao movimento. Gostaria, caso pudesse, que o sr. coloca-se as fotos no blog. Estamos solidários e no domingo estaremos lá em copacabana. Viva os bombeiros. Viva o Brasil.