Mostrando postagens com marcador viaturas policiais. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador viaturas policiais. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

USO DAS VIATURAS DA POLÍCIA MILITAR, DO CORPO DE BOMBEIROS E DA POLÍCIA CIVIL - COMPLEMENTO.

Obviamente, o fato do motorista da viatura da Polícia Militar, da Polícia Civil ou do Corpo de Bombeiros ser Oficial ou Delegado, em nada altera a necessidade do curso e da CNH na categoria adequada. Faço essa ressalva (desnecessária?), em razão de ter ouvido algo que não acreditei, dando conta que Oficiais estariam sendo convocados para compor equipes de socorro do CBMERJ. Certamente, isso é apenas um boato, pois em nada altera o posto ou a graduação do motorista e o comando da corporação sabe muito bem disso.
Juntos Somos Fortes!

USO DAS VIATURAS DA POLÍCIA MILITAR, DO CORPO DE BOMBEIROS E DA POLÍCIA CIVIL.

Um amigo me contou que estariam providenciando os documentos originais para todas as viaturas, o que é uma excelente notícia pois evita que as viaturas continuem circulando de forma irregular. Além disso, o comando da PMERJ revogou a necessidade da denominada P/4, bastando agora apenas a posse da CNH para dirigir as viaturas. Isso demonstra a preocupação com a Operação Tolerância Zero (Padrão), pois sem viaturas no patrulhamento, os efeitos seriam muito semelhantes ao de uma greve.
Isso são fatos, entretanto, para dirigir viaturas de emergência, não basta ter uma CNH. Leiam esse comentário postado:
"ATENÇÃO MOTORISTAS DE PATRULHAS
Somente quem tem categoria "D" e tem curso de emergencista pode dirigir, veja a decisão no Rio Grande do sul.
A Juíza Denize Terezinha Sassi, da 1ª Vara Cível de Santa Maria, concedeu hoje (17/9) liminar determinando que somente policiais militares aprovados em curso de prática veicular em situação de risco realizem atividade de policiamento ostensivo na condução de veículo de emergência. A decisão abrange todo o estado a vale até o julgamento final da ação.
O pedido foi ajuizado pela Associação Beneficente Antonio Mendes Filho (Abamf) contra Estado do Rio Grande do Sul, sob a alegação de que as viaturas de policiamento ostensivo enquadram-se na categoria veículos de emergência. Defendeu, no entanto, que o comando apenas exige habilitação para conduzir veículos, sem observar se o candidato a motorista possui o treinamento previsto pelo Código de Trânsito Brasileiro (inciso IV do artigo 145). Ressaltou que essa omissão é responsável pelo elevado índice de acidentes de trânsito envolvendo policiais militares.
Comentário postado no Blog: Coturno Carioca". 
Portanto, dirigir viaturas de emergência sem possuir o curso é proibido, salvo melhor juízo.
O espaço está aberto para quem tiver opinião contrária.
Juntos Somos Fortes!

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

AS VIATURAS FANTASMAS DO BATALHÃO DE COPACABANA.

Cidadão, a reportagem que você assistirá da TV Brasil foi ao ar no dia 19 JUN 2008, na época:
Governador: Sérgio Cabral.
Secretário de Segurança: delegado Beltrame.
Comandante da PMERJ: Pitta.
Comandante do 19º BPM: Tenente Coronel Almeida (promovido a Coronel por Sérgio Cabral).

Pergunto:
- Dois anos e meio depois, qual foi o resultado da apuração?
- Quem deu a ordem para a colocação das viaturas fantasmas?
Será que foi um Soldado?
Um Tenente?

- Quem foi punido?
Cidadão, será que ainda existem viaturas fantasmas espalhadas pelo Rio de Janeiro?
E, cabines da PM fantasmas (sem policiais), você conhece alguma?
Por derradeiro, falando em viaturas, leia essa notícia do jornal O Globo (leia).
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

quinta-feira, 6 de maio de 2010

JORNAL DA SEGURANÇA PÚBLICA - ANO I - 073 - 06 MAI 2010.

Concurso: Ganhe um exemplar do livro Honoráveis Bandidos.

JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

OPERAÇÃO VISIBILIDADE: BELTRAME JOGA A CULPA NO COLO DOS COMANDANTES DE BATALHÃO DA PMERJ.

JORNAL O DIA:

Blindar viaturas ainda é inviável
Beltrame: usar carros em pontos fixos é decisão do batalhão
"Rio - O secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, afirmou ontem que pretende aumentar a segurança dos policiais na rua com cabines blindadas, mas ainda não é possível instalar esse tipo de proteção nas viaturas. “A gente caminha no sentido de blindar as cabines, mas não existe no mundo uma viatura de passeio que resista a uma blindagem (para calibre) 762, isso é inviável”, justificou. De acordo com o secretário, a meta do estado é substituir as cabines atuais pelas blindadas para o policiamento estático, e ampliar as torres de vigilância, que são blindadas. “Temos 40 cabines cujo processo de licitação já está pronto, depende somente de autorização da prefeitura para que se faça as ligações de rede de água, esgoto e luz”, disse.
De acordo com Beltrame, as cabines vão ser distribuídas para que o comando da PM as instale onde a incidência de ataques a policiais é maior. “A recomendação que se dá é de que a viatura é feita para policiamento dinâmico, mas cada batalhão organiza seu policiamento, isso é uma decisão técnica do comando”, explicou.
Em menos de três dias, três policiais morreram vítimas de ataques de criminosos. O sargento Ezequias Veríssimo dos Santos Filho e o cabo Márcio Passos Barcelos, ambos do 9º BPM (Rocha Miranda), foram mortos por assaltantes na sexta-feira, em Madureira. O sargento Wilson Alexandre de Carvalho, do 1º BPM (Estácio), foi baleado por bandidos que estavam em um Astra preto no domingo, na Cidade Nova".
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO