sexta-feira, 4 de abril de 2008

ROTARY CLUB DAS LARANJEIRAS - PALESTRA - 01/04/2008


No dia 1 de abril, às 20:30 horas, compareci a uma reunião do Rotary Club das Laranjeiras, realizada na sede do Fluminense Football Club, situada na Rua Álvaro Chaves, 41 - Laranjeiras - Rio de Janeiro - RJ.
O ambiente não poderia ser mais agradável.
No curso da reunião conversamos sobre a implantação de um novo modelo para a Segurança Pública no Rio de Janeiro, dando prosseguimento a iniciativa de buscar a participação do "cliente" - o cidadão fluminense - na gestão da segurança pública.
A insegurança pública vivenciada por todos nós é o principal problema enfrentado pelo cidadão fluminense, sendo indispensável a participação de cada cidadão no processo, para que possam ser implementadas as alterações necessárias, no sentido de possibilitar um melhor sistema de segurança pública.
É fundamental a conscientização da Sociedade Fluminense de que ou mudamos o quadro de insegurança, ou nos mudamos do Rio de Janeiro.
A nossa proposta é um modelo que proporciona economia de recursos públicos; mais agilidade em razão da maior integração entre as instituições policiais estaduais, permitindo a busca de um controle da criminalidade violenta de forma mais eficiente; através da criação das Secretarias Estaduais da Polícia Militar e da Polícia Civil.
A valorização do profissional de segurança pública, com a concessão de salários dignos e de adequadas condições de trabalho, foi tratado como fator indispensável para a eficiência do sistema, considerando que com os atuais salários, o Policial Militar não tem outra alternativa, a não ser trabalhar em um segundo "emprego", causando o desgaste físico e aumentando o estresse, o que termina o afastando das ruas do Rio de Janeiro, licenciado para tratamento de saúde.
Os presentes se surpreenderam ao tomarem conhecimento que um Policial Militar recebe menos de R$ 30,00 (trinta reais) por dia, para arriscar a própria vida em defesa do cidadão fluminense.
Informamos sobre o perigo que representa um Policial, cansado fisicamente e estressado emocionalmente, utilizar uma arma de guerra, um fuzil, nas vias públicas de nossa cidade maravilhosa.
Uma realidade vivenciada em todos os bairros do Rio de Janeiro.
Um outro tema tratado foi a necessidade da independência do Departamento de Polícia Técnico-Científica (Perícia), um anseio dos Peritos Estaduais e que funcionaria subsidiariamente como mais um controle externo da atividade policial, atualmente, desenvolvido basicamente pelo Ministério Público.
Publicamente, agradeço a oportunidade, a execelente recepção e a atenção de todos, parabenizando o Presidente do Rotary Club das Laranjeiras, Senhor Joarry Baptista dos Santos, pela iniciativa.
Agradeço ainda ao Vice Presidente de Relações Externas do Fluminense, Senhor Luiz Emanuel Novaes e ao Governador 2004/2005 (Distrito 4570), Senhor Salvador da Costa Marques Neto.



JUNTOS SOMOS FORTES!

VAMOS MUDAR A SEGURANÇA PÚBLICA!

POVO E POLÍCIA!



PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CIDADÃO BRASILEIRO PLENO

2 comentários:

Anônimo disse...

É muito importante que o cliente conheça o produto que está recebendo. Isto é respeito ao "Código de Defesa do Consumidor". Pode parecer piegas, mas o cidadão é o cliente da Segurança Pública proporcionada pelo Estado e DEVE opinar sobre o produto que está recebendo, sobre sua NECESSIDADE, QUALIDADE e EFETIVIDADE.
Discordamos tão somente de um ponto:

o Policial Militar não tem outra alternativa, a não ser trabalhar em um segundo "emprego"

Tem sim, infelizmente. Sempre existirá a tentação proporcionada "pelos corruptos ativos de cada esquina" que são os maiores interessados na desvalorização dos profissionais que têm o DEVER DE FISCALIZÁ-LOS.


Turma 76

Anônimo disse...

Meu caro comandante peço que o senhor pesquise e publique este artigo ja que se trata da escala de serviço que temos direito pela lei...
40HS? existe desde 5 de outubro de 1989
SERA QUE NÃO QUEREM QUE VC SAIBA A VERDADE?
MEUS AMIGOS, OS POLICIAS MILITARES QUE SÃO SERVIDORES MILITARES ESTADUAIS, JÁ TEM ESSE DIREITO GARANTIDO NA CONSTITUIÇÃO DO ESTADO, DE TRABALHAREM SOMENTE 40 HS SEMANAIS, O CHEFE DO PODER EXECUTIVO DEVE REGULAMENTAR ATRAVÉS DE DECRETO E CUMPRIR O ESCRITO, VEJAMOS SE ESTOU CERTO:

Constituição Estadual- Rio de Janeiro- 5 de outubro de 1989

Art. 83 - Aos servidores públicos civis ficam assegurados, além de outros que a lei estabelecer, os seguintes direitos:
V - remuneração do trabalho noturno superior à do diurno;
VI - remuneração do serviço extraordinário superior, no mínimo, em cinqüenta por cento à do normal;
VIII - duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta semanais, facultada a compensação de horários;

AGORA VEJAM SE OS SERVIDORES MILITARES TEM O MESMO DIREITO DO SERVIDOR CIVIL DE TRABALHAR SOMENTE 40 HORAS SEMANAIS, E EXTRA SE FOR O CASO, POR FAVOR LEIAM COMIGO O PARAGRAFO ÚNICO INCISO VIII DO ARTIGO ABAIXO.

Art. 92 - Aos servidores militares ficam assegurados os seguintes direitos:
* Parágrafo único - O disposto nos incisos V, VI, VIII, XVI, XVII e XXI do art. 83 desta Constituição aplica-se aos servidores a que se refere este artigo, que também terão assegurado adicional de remuneração para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da Lei.

PARA SER MAIS DIREITO AINDA A PORTARIA 510/2005 DA SSP/RJ REGULAMENTA ESSA NORMA, SO RESTA A INSTITUIÇÃO CUMPRI-LA, O CBERJ ESTA COM ESCALA , CERTAMENTE QUE AMPARADO NESSE ORDENAMENTO MEUS AMIGOS!