quinta-feira, 8 de março de 2012

POLÍCIA MILITAR - O TRATAMENTO À BANDA PODRE E À BANDA BOA.

SITE R7:
Operação para combater milícia na baixada termina com 16 presos.
Milicianos atuavam em ao menos 15 bairros de Duque de Caxias.
Do R7 | 07/03/2012 às 18h51.
A operação para combater uma milícia que atua em pelo menos 15 bairros de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, terminou no fim da tarde desta quarta-feira (7) com 16 presos, segundo a Secretaria Estadual de Segurança. Comandada pela Polícia Civil e pelo Ministério Público, a ação foi denominada como Operação Pacificador.
(...)
Entre os presos nesta quarta-feira, estão nove PMs, entre eles um tenente, um fuzileiro naval e um ex-PM. Os outros quatro são civis. Dez pessoas ainda eram consideradas foragidas até às 13h (Leiam mais).]
O jornal O Globo de hoje também noticiou a operação (página 23), afirmando que no grupo existem onze PMs e destaca que os milicianos presos de ontem já haviam sido presos em 2010 e foram soltos no ano passado.
Pergunto:
Será que algum PM preso ontem, já tinha sido preso em 2010?
Se isso ocorreu, surge uma nova pegunta:
O Conselho de Justificação (Oficial) e os Conselhos de Disciplina (Praças) foram instaurados em 2010 e concluídos com a mesma velocidade que foram instalados e estão sendo concluídos os Conselhos de Disciplina dos Praças que lutam por melhores salários da própria PMERJ e do CBMERJ?
Eis um bom tema, afinal, mostrará o tratamento dado à banda podre e à banda boa, pois a podre não luta por melhores salários, não precisa. 
Igual paralelo pode ser feito entre a instauração do Conselho de Justificação do Coronel PM que foi presso preventivamente por duas vezes, recentemente, acusado de ter envolvimento com o tráfico de drogas em São Gonçalo e a instauração dos Conselhos de Justificação a que serei submetido, o Coronel PM Rabelo e o Major PM Hélio, nós que lutamos por melhores salários. O CJ dele foi instaurado rapidamente? Já começou? Já foi concluído?
Lembro que critiquei a forma como foram conduzidas midiaticamente as duas prisões do  Coronel PM citado. Mas o fato é que ele foi preso preventivamente como nós também fomos. Inclusive cabe ainda destacar que apesar da natureza da acusação, ele não ficou preso em Bangu 1 (nem poderia, isso é ilegal) como nós que lutamos por salários justos, ele ficou preso no Quartel General.
Qual a razão dos tratamentos diferenciados?
Juntos Somos Fortes!

3 comentários:

Anônimo disse...

De acordo com a CF/88 e o DIEESE, um Soldado PM/BM deve ter um PISO SALARIAL em torno de R$ 2.400,00 mensais (valor líquido).

O Salário Mínimo Necessário divulgado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, capaz de atender às necessidades vitais básicas (moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social), de acordo com o artigo 7º, inciso IV, da Constituição Federal, em janeiro de 2012 correspondeu a R$ 2.398,82 (dois mil, trezentos e noventa e oito reais e oitenta e dois centavos). O piso salarial deve ser reajustado periodicamente, de modo a preservar o poder aquisitivo dos Militares Estaduais do Brasil.

Rua Aurora, 957
CEP 01209-001 São Paulo, SP
Telefone (11) 3874-5366 / fax (11) 3874-5394
E-mail: en@dieese.org.br
Site: www.dieese.org.br

Anônimo disse...

Cel Paúl não podemos esquecer que em outras unidades também ocorreram esta transferências abusivas como forma de "punição geográfica". Muitas unidades sofreram com isso, muitos pais de famílias estão passando aperto se deslocando de áreas de sua residência para trabalhar a kilometros de distancia, com gastos de transportes, pedágios, combustíveis, alimentação e etc... Sem contar que muitos deles não estão sendo bem recebidos nas unidades que estão sendo lotados! Simplesmente porque resolveram de forma pacífica e ordeira lutar por dignidade! Luta esta que atingiria a todos da instituição, inclusive a estes que estão recebendo mal nossos heróis! Não é só o BOPE que esta sofrendo esta mazela, a minha unidade o 28º BPM (Volta Redonda) teve 99 pais de familias transferidos de forma covarde, na calada da noite do dia 11 para 12 de fevereiro (sábado para domingo), sendo excepcionalmente realizado expediente no BPM em pleno domingo para imediatamente transferir os 99 policiais e autuar outros 39 pais de família. Estamos chocados...o nosso BPM esta de luto...acabou-se a alegria pelos corredores...de um lugar que outrora foi chamado de uma casa de família! Fica aqui o meu relato de indignação, répúdio e solidariedade a todos que ainda estão sofrendo com a ditadura imposta em nosso amado Estado do Rio de Janeiro! SGT PMERJ

Anônimo disse...

As prisões e os processos disciplinares que o senhor e outros companheiros estão repondendo, não tem nada a ver com crime militar, mas sim com uma coisa chamada de politica suja, caça as buxas do desgovernador sérgio cabral (escrevi minusculo, pois nem o maiúsculo das letras ele merece).Um garoto contrariado. Vocês não cometeram crimes.São sim vitimas de uma ação politica e a inercia de um CMT Geral, que não tem nenhuma admiração da tropa. E oficiais coronéis que se submetem a esse papael ridiculo,talvez por ganância de futuramente serem Cmt Geral da pmerj ou cbmerj.Me incomoda a inércia,a mudez, a falta de atitude,o comprometimento com a mentira e a politicagem dos que deveriam nos ajudar (JUÍZES,DESEMBARGADORES,PROMOTORES,DEFENSORS,DEPUTADOS,SENADORES DIREITOS HUMANOS,OAB,E POR FIM A SOCIEDADE QUE NUNCA NOS APOIA, É A PRIMEIRA A NOS CONDENAR SEM MESMO SABER SE ESTAMOS CERTOS OU ERRADOS). Nas próximas eleições, devemos criar uma bancada de policias militares e bombeiros, para nos representar na camara de Vereadores,Deputados Estaduais,Deputados Federais e Senadores.Se até bandidos tem sua representatividade, por que nós não temos. Vamos parar de votar em quem não esta nem ai prá nossa causa.se tivessemos representantes suficiêntes na camara, esse tipo de coisa não estaria acontecendo, pois os Deputados Estaduais que ali estão não sabem o poder que tem ou estão muito comprometidos com esse Governo corrupto e despresível. Meus Amigos pensem bem, tá na hora de termos representatividade em todas as esferas politicas e se nós fecharmos com os candidatos certos, além de nós os nossos amigos e familiares também vão votar e com isso teremos voz politica.E não seremos massacrados como estamos sendo.