segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

BAHIA - GREVE DA PM: A SITUAÇÃO É MUITO GRAVE.

FOLHA DE SÃO PAULO:
06/02/2012 - 11h58
Soldados atiram e lançam bombas de gás contra grevistas na BA
FÁBIO GUIBU
GRACILIANO ROCHA
DE SALVADOR
Bombas de efeito moral foram lançadas na manhã desta segunda-feira pelos soldados do Exército em frente à Assembleia Legislativa da Bahia, onde estão os policiais militares em greve, em Salvador. Houve disparos de armas com balas de borracha. Há pelo menos dois manifestantes feridos, além de um cinegrafista de uma TV.
A ação aconteceu porque um grupo de policiais grevistas que está do lado de fora da Assembleia se aproximou do cordão de isolamento feito pelas tropas federais que cercam o prédio do Legislativo baiano. Os manifestantes passaram a jogar garrafas de água nos soldados. Nesse momento, a Polícia do Exército enviou reforço para o ponto onde os grevistas se concentravam e reagiu.
A Assembleia -- ocupada por PMs grevistas desde a semana passada -- está cercada desde a madrugada de hoje. Durante a madrugada, a luz foi cortada no local.
Mais cedo, outros tumultos também foram registrados em frente ao prédio. Há cerca de mil soldados do Exército no entorno da Assembleia desde as 5h de hoje. Depois da ação, grevistas que estão do lado de fora do prédio formaram um círculo num terreno ao lado da Casa Legislativa.
Após o confronto, helicóptero do Exército passou a fazer voos rasantes no local.
TUMULTOS
Mais cedo, aconteceram outros focos de tumulto no local. Um deles começou quando alguns familiares e PMs que estão do lado de fora da Assembleia tentaram invadir o prédio cercado. Eles foram contidos por homens do Exército, que dispararam balas de borrachas no chão.
Em seguida, houve um novo princípio de tumulto, quando homens da Força Nacional imobilizaram um soldado da PM do lado de fora da Assembleia sob suspeita de estar portando arma. Outros policiais reagiram e houve disparo de balas de borracha e gás pimenta para a dispersão do grupo.
Após a revista, foi constatado que o PM não estava armado.
No começo da manhã, um policial militar furou o cerco montado por homens do Exército e da Força Nacional ao redor da Assembleia e se juntou aos grevistas. Ele foi perseguido por um policial da Força Nacional, que desistiu ao perceber um grupo de PMs saudar o colega.
CERCO
Segundo o Exército e a Força Nacional, o objetivo do cerco é prender policiais militares que tiveram mandado de prisão decretado pela Justiça. Segundo a Segurança Pública da Bahia, os PMs com mandado são líderes do movimento e teriam praticado atos de vandalismo.
Ontem (5), foi preso um dos 12 policiais militares grevistas que tiveram a prisão decretada. Segundo a secretaria, ele é acusado de formação de quadrilha e roubo de um carro da corporação.
Ele é lotado na Coppa (Companhia de Policiamento de Proteção Ambiental) e foi preso pelo comandante da companhia. Além de responder pelos crimes, o policial vai passar por um processo administrativo na própria corporação.
ANISTIA
O governador, Jaques Wagner (PT), disse que os métodos usados por uma parte dos grevistas da Polícia Militar do Estado são "coisa de bandido", e acrescentou que não vai ter negociação e anistia a esses policiais.
O governador apontou o envolvimento de policiais em tomadas de ônibus para bloquear vias e a alguns do assassinatos nos últimos dias. Desde o início da greve, na noite de terça-feira (31), 93 homicídios foram registrados na região metropolitana.
O governador afirmou que a greve na Bahia está sendo orquestrada nacionalmente para pressionar a aprovação da PEC-300, a proposta de emenda constitucional que cria um piso nacional para os policiais.
O grupo negou a proposta de reajuste de 6,5% e afirmou que vai reagir em caso de invasão (Vejam fotos e acessem links de outras matérias).
Juntos Somos Fortes!

25 comentários:

Anônimo disse...

Eh difícil entender certas pessoas uma hora fica perguntando cadê a comissão?Sem uma comissão não dará certo, e bla bla bla.Coloca-se lideres formando uma comissão.
Agora o problema eh a greve, não a greve tem q ser operação padrão.Cel já foi tentado operação padrão em 2007 lembra?Vamos direto ao ponto na PMERJ a maioria dos policiais são “encarneirados” só vão aderir se ver alguém aderindo, não gosta de ser chamado de “cúzudo”, resumindo a única saída eh a greve q acredito eu vai acontecer como nos outros estados, começa por 4000 e termina com adesão de 40000.Greve já!!!

Anônimo disse...

ELE CONTINUA PAGANDO PRA VER!
.........

RIO
Hoje às 11h38 - Atualizada hoje às 12h24

CABRAL NÃO ACREDITA EM GREVE DA PM DO RIO
Jornal do Brasil

Em entrevista à rádio CBN, na manhã desta segunda-feira, o governador do Rio, Sergio Cabral, disse que não acredita na possibilidade de uma greve de policiais militares e bombeiros a partir da próxima sexta-feira, dia que começa a operação Carnaval em todo o Estado.

"No Rio, há comando, há respeito da corporação a esse comando e garanto que nossos profissionais de segurança têm consciência de que o serviço deles é essencial", afirmou Cabral.

Apesar disso, ele concorda como governador baiano, Jaques Wagner, e disse que pode existir um movimento para levar a greve da polícia, que começou na Bahia na semana passada, a todo o país.

"Desde o primeiro dia que chegamos ao governo, diagnosticamos tentativas de desestabilizar o Estado", disse Cabral
"Desde o primeiro dia que chegamos ao governo, diagnosticamos tentativas de desestabilizar o Estado. Isso vem de um círculo reduzido que não tem tido apelo nas corporações. Esse grupo (não quero citar nomes de políticos, mas são aqueles derrotados nas eleições de 2010), alguns são oposição responsável e outros são irresponsáveis, que estimulam o quanto pior melhor. Mas as corporações não se contaminam. Eu percebo isso na PM, na Polícia Civil e nos Bombeiros. São instituições muito bem comandadas. Há comando, há respeito, há reconhecimento de conquistas. Aqui no Rio de Janeiro não prospera, eu não tenho dúvida que os profissionais têm consciência de que esta é uma profissão de serviço público essencial", disse Cabral.

http://www.jb.com.br/

Anônimo disse...

Movimento grevista da PM do Rio admite que paralisação pode não acontecer

Jornal do BrasilCaio de Menezes+A-AImprimirPublicidade

Uma das lideranças do movimento em prol da dignidade dos Bombeiros e Policiais do Estado do Rio de Janeiro, cabo Gurgel afirmou que a preferência do coletivo é não entrar em greve. De acordo com o militar, em uma assembleia na próxima quinta-feira, véspera da data estipulada para o início da paralisação, será decidido o destino do movimento, e de que forma os agentes de segurança vão reivindicar seus direitos.

"Somos conscientes e sabemos que é melhor não haver a greve, desde que sejam atendidas as nossas reivindicações", disse ele. "Uma paralisação geral não beneficiaria a ninguém. Porém, precisamos que o mínimo seja feito por nós".

Questionado sobre as declarações do governador Sérgio Cabral, que comparou o movimento fluminense ao baiano, e disse que "no Rio, há comando, há respeito da corporação a esse comando e garanto que nossos profissionais de segurança têm consciência de que o serviço deles é essencial", cabo Gurgel garantiu que "nada parecido com o que acontece em Salvador aconteceria aqui". Segundo ele, na assembleia que antecede a possível greve, em caso de confirmação da paralisação, será definido o esquema dos grevistas.

"Nós existimos para proteger a sociedade", definiu. "Nossa paralisação não pode ser integral. Somos um movimento organizado, e que preza pela segurança do Rio e de seus habitantes".

Perguntado sobre o anúncio feito por Cabral, que enviou proposta de reajuste à Assembleia Legislativa do Rio na semana passada e que será votado esta semana, e que vai elevar o salário mínimo de policiais e bombeiros a mais de R$ 2 mil, cabo Gurgel garantiu que as reivindicações do movimento não se limitam à questão salarial.

"Queremos mudanças no regulamento da Corporação, que muitas vezes sobrepõe-se à Constituição Federal", comparou. "O PM tem que poder recorrer à Justiça Comum, antes de extinta a esfera administrativa. O policial não pode ser obrigado a levantar para seu superior sentar quando não está de serviço. E, principalmente, queremos o fim da 'pronta intervenção', que permite a prisão do militar por 72 horas mediante qualquer suspeita, sem que haja flagrante ou prova de irregularidade".

Anônimo disse...

Senhores,
O recrudescimento das ações de repressão aos Policiais baianos tem uma única intenção, ou seja, intimidar os demais profissionais de segurança pública nos demais estados. Isto ficou bem claro após a entrevista da presidanta Dilma e do ministro da justiça, que ameaçou enviar os lideres daquele movimento para presídios federais.
Caso os profissionais do setor, em todos os Estados, não se mobilizem contra esta postura ditatorial dos "ex" bandidos que agora detém o poder estarão irremediavelmente condenados à escravidão "branca".

Anônimo disse...

ocomandante do hospital dos bombeiros cel neil botou todo seu efetivo de sobre aviso,na qinta e sexta-feira.

Anônimo disse...

Eu DUVIDO que tenha greve no Estado do Rio Janeiro.
Infelizmente, sabemos que as condições salariais dos policiais e dos bombeiros É CAÓTICA,mas, daí a se entrar em GREVE.... Estou pagando para ver.
Como cidadão, torço para que haja um acordo e que todos possam sair felizes, mas, uma greve? AQUI NO RJ? DU-VI-DO!

Anônimo disse...

Começo a pensar. o porque dessa segurança do rj, ser a ultima em termos de salário. É porque essas LIDERANÇAS DO RJ, tornam suas ações a pior do BRASIL, "até o momento não estou vendo nesse grande ESTADO, nem uma solução. ASSIM....FICA.... DIFÍCIL. deixem o governador e demais, fazerem o que quizerem: POÍS ELES MOSTRAM QUE TEM DECISÃO. resumindo: ACORDEM, A PRES. DILMA, O MINISTRO MANDA CHUVA E O GOV. DA BAHIA. ESTÃO SE COTIZANDO, PARA INTIMIDAR QUEM QUER QUE SEJA E COLOCAR O PAÍS EM DITADURA, PARA SE CONFORTAREM UM POUCO, COM O QUE ELES EM OUTRAS EPÓCAS: também pretendiam e conseguiram......

EDSON/ disse...

QUEM DIRIA HEIN: cel neil, seus pares, devem estar ENVERHONHADOS.

Anônimo disse...

Devo dizer também o seguinte: se irão fazer greve DE FATO, que não levem seus familiares para servirem de escudo, ou seja, levar a mãe, esposa, filho, filha etc....
Querem encarar mesmo? Que sejam homens de verdade e vão sozinhos!!!!Por que muiots, na hora H, colocam crianças, mulheres na frente e bancam OS VALENTÕES.
Primeiro: pensem se irão fazer gereve mesmo, se o fizerem, vão sozinhos!!!!! Não sejam covardes!

Anônimo disse...

Parabéns a PMERJ pela coragem e apoio dispensado a PMBA, não PM baiano, pertenço a PMGO e minha veias o sangue da justiça e da coragem, se nos unirmos certamente venceremos e seremos reconhecidos, tanto pelos governos como pela sociedade. A polícia da União, também conhecida como Polícia Federal, bem como a Força Nacional, que é formada em sua maioria por policiais militares e as Forças Armadas não podem simplesmente se indisporem com a polícia militar baiana, até porque, as PPMM é a polícia do povo, é a que esta a todo momento junto ao povo. Ademais, eles ganham bem melhor do que a polícia do povo, se esquecer de mencionar, que juntas as PPMM tem mais do dobro das outras polícias e das forças armadas juntas, não existe polícia que tem mais autoridade que a outra, o que existe é competência e salários diferentes. Temos milhares e milhares de votos em nossas mãos, esses políticos precisam saber quem somos. Todo trabalhador deve ter o direito de reinvidicar melhorias, bons salários e serem valorizados pelo menos, pelos seus chefes. As PPMM não querem aumentos apenas para as Praças, más, para todos.

Anônimo disse...

http://cbn.globoradio.globo.com/cbn-rj/2012/02/06/CABRAL-GARANTE-QUE-NAO-HAVERA-GREVE-DE-POLICIAIS-NO-RIO-DURANTE-O-CARNAVAL.htm



INGrATOS!!! AGRADECAO AO PAPAI CABrAL!!!!!!

Anônimo disse...

Ei você aí, cidadão do Estado do Rio, agora que você sabe porque existe policial corrupto, pergunto-lhe o seguinte: Se você fosse policial, ganhando essa merreca que recebemos, levando uma vida miserável, passando necessidade, correndo risco de vida constantemente, anda de carteira escondida para não ser morto, etc., o que faria se prendesse um marginal flagrado com um fuzil AK 47, crime inanfiançável, e ele, o bandido, te oferecesse R$ 20.000,00 para libertá-lo (é esse o preço do mercado hoje)? Eu já sei a sua resposta, pois é, entendeu, e ainda vem esses demagogos querer metralhar a moral do polícia, mas antes, deveria pensar o que fizeram para que isso acontecesse. Viu quando prenderam o NEM, da Rocinha, depois de muito tempo, deu para saber porque não foi preso antes e tantos outros aí que nunca prendem. A corrupção policial, certamente, devora grande parte do dinheiro que ganham com seus negócios ilícitos, mas agora, não é amigo carioca, a resposta está aí, aliás, desculpe-me, essa prática não é novidade para ninguém há muito tempo. Um abraço cidadão do Estado, desculpe-me se já levei alguma coisa de você, mas a culpa foi da minha miséria.

SD Tromba D'água

BM Refº disse...

Os PM da Bahia e do Brasil lutam pelas suas sobrevivências e de suas famílias a fim de prover uma segurança pública de qualidade para a população.

Os guerrilheiros do PT lutavam por uma ideologia e um governo comunista ou socialista para tomar o poder pelas armas com o derramamento de sangue.

2- Os PM lutam utilizando os instrumentos do estado democrático de direito; o diálogo; a negociação; a tolerância e a justiça e, em último caso, a greve.

Os guerrilheiros do PT lutavam se utilizando de emboscadas; bombas; granadas; sequestros de autoridades; assaltos a banco e residências e estabelecimentos comerciais; invasões a quartéis das forças armadas para roubar armas e munições; executando militares nos quartéis invadidos (revistas Exame e Istoé; e biografia da presidente Dilma).

Anônimo disse...

Sd tromba d agua, não justifique seu mal caratismo, com necessidade salarial, pois nem tds praticam isso q vc falou e consegue sobeviver honradamente, seu mal carater

Anônimo disse...

O palhaço das 15:55 hs, eu tenho 4 filhos, estou numa dificuldade danada e ainda vem você pra cá com hipocrisia. Acho que vc trabalha com o Cabral, além do mais sabe que é verdade, sou patameiro de ofício e sei como as coisas funcionam quando a gente está na miséria, seu frouxo, puxa saco não sei de quem. Vai procurar a sua turma. Olha aí, amigos, com pessoas desse tipo nem precisam contar no dia 10/02.

SD PM Tromba D'água

Alexandre, The Great disse...

"anônimo 6 de fevereiro de 2012 14:55": deixe de tentar ser comediante! Aqui é um espaço de HERÓIS, não de covardes. Quem coloca crianças e mulheres na frente como escudo são o mst, via campesina e outros "movimentos sociais" assim denominados pela esquerdalha vagabunda que governa este país.
Volte pro seu bueiro, seu rato, e deixe os HERÓIS cuidarem da própria dignidade. Ratazana!!!

Anônimo disse...

Cel Neil, o senhor deveria se preocupar com assuntos pertinentes a saúde e não ficar segurando seus comandados como no dia 29 de janeiro, onde mais de 10.0000 Bombeiros Militares, Policiais Militares e Policiais Civís se manifestaram e levaram ao conhecimento da população a nossa insatisfação com o governo e a possível paralisação dia 10 de fevereiro, sentimos a falta do pessoal da saúde e ficamos sabendo da atitude tomada. Agora quinta-feira(09) e sexta-feira(10) o senhor coloca todos de prontidão novamente, aquartelem pessoal. Voltando ao início do comentário, minha esposa após esperar um longo tempo para fazer uma mamografia, estivemos no hospital na data marcada. Após esperar desde antes do horário de almoço(11:00 h) até o término do mesmo(13:00 h) pois era por ordem de chegada, fomos informado que o Coronel havia transferido a responsável pelo exame para Nova Iguaçu(4º GBM). Senhoras de idade avançada, seus esposos Bombeiros perdendo o dia no bico ou de primeira folga, nada foi levado em consideração. Para que deixar então um telefone para contatos? brincadeira. Bombeirada do hospital(HCAP) um grande abraço.

JUNTOS SOMOS FORTES!

Um bombeiro ferido,
mas ainda vivo.

Anônimo disse...

1o.ooo e não 10.0000, desculpem é o desejo por números maiores de manifestantes (este número não existe),


JUNTOS SOMOS FORTES!

Anônimo disse...

10.000 e não 10.0000. Me desculpem.

JUNTOS SOMOS FORTES!

Anônimo disse...

Olha só: durante aquela merda lá no QG dos CBMERJ (2011), realmente TODOS FORAM SOZINHOS? Digam a verdade.NINGUÉM levou MESMO familiar nenhum?Nnehuma criança? Nenhuma esposa? Mãe? Filho? Filha?
Aí depois, o BOPE, O CHOQUE entram lá e restabelecem a ordem (descem a porrada), vai se colocar a culpa nos caras...
E repito: DUVIDO que haja GREVE!
P.S: não sou militar, sou cidadão civil que tem total conhecimento das dificuldades pela qual passam os policiais e bombeiros ( e tenho orgulho dos heróis DE VERDADE) e torço para que não haja greve.
Agora, o que eu digo eu reafirmo: NÃO LEVEM ESCUDOS! ISTO É ATO DE GENTE COVARDE SIM!

Anônimo disse...

A QUESTÃO NÃO É SÓ O AUMENTO SALARIAL NÃO !!! TEM A CARGA HORÁRIA QUE CHEGA A 60 HORAS SEMANAIS, ENQUANTO NA CLT É DE 44 HORAS SEMANAIS TEM A HORA EXTRA QUE NÃO É PAGA. TEM O FIM DO RANCHO QUE É UMA REINVIDICAÇÃO MUITO ANTIGA. NOVO RDPM E ESTATUTO ADICIONAL NOTURNO VALE TRANSPORTE PARA TODOS
ADICIONAL PERICULOSIDADE E ADICIONAL INSALUBRIDADE, OU ALGUÉM CONHECE PROFISSÃO MAIS PERIGOSA OU INSALUBRE QUE A DE POLICIAL MILITAR !!! TEM A QUESTÃO DA CARTA PATENTE QUE SÓ É DADA AOS OFICIAIS. TEM O FIM DOS ABONOS E A INCORPORAÇÃO DELES NO CONTRA CHEQUE A TÍTULO DE SALÁRIO. TEM A DATA BASE.
ATUALMENTE TEMOS DIVERSAS POLÍCIAS DENTRO DA PMERJ NO QUE DIZ QUESTÃO AO SALÁRIO: O BOPE - RECEBE R$ 1.500,00 A MAIS QUE QUALQUER UM NA PMERJ, FAZENDO QUE UM SOLDADO DO BOPE GANHE MAIS QUE UM TENENTE DA CHAMADA POLÍCIA CONVENCIONAL, GERANDO UM DESCONFORTO MUITO GRANDE ALÉM DE FERIR O PRINCÍPIO DA ISONOMIA
O BP/CHOQUE - RECEBE R$ 1.000,00 A MAIS QUE QUALQUER UM NA PMERJ, FAZENDO QUE UM CABO DO BP/CHOQUE GANHE MAIS QUE UM TENENTE DA CHAMADA POLÍCIA CONVENCIONAL, GERANDO UM DESCONFORTO MUITO GRANDE ALÉM DE FERIR O PRINCÍPIO DA ISONOMIA.
A UPP - COMANDANTE RECEBE R$ 1.000,00 , SUB-COMANDANTE RECEBE R$ 750,00 E DEMAIS INTEGRANTES RECEBE R$ 500,00, ALÉM DE TODOS SEREM DESARRANCHADOS (RECEBEM R$ 180,00 POR MÊS PARA SE ALIMENTAR). ISTO CAUSA UMA ANIMOSIDADE ENTRE OS CONVENCIONAIS E OS DA UPP SEM TAMANHO.
NÓS POLICIAIS CONVENCIONAIS RECEBEMOS R$ 350,00 (POEPP) SÓ PARA OS APTOS, SEM FALAR QUE OS INATIVOS E PENSIONISTAS NÃO GANHAM NADA. SE O POLICIAL SE REFORMAR, FOR PRA RESERVA REMUNERADA,ENTRAR DE LICENÇA ESPECIAL, FOR FERIDO, SOFRER ACIDENTE, ETC ... PERDE ESTA GRATIFICAÇÃO !!!
COMO O PRÓPRIO NOME DIZ, É UMA GRATIFICAÇÃO QUE É DADA E TIRADA QUANDO O GOVERNADOR QUISER. ELA NÃO É SALÁRIO, QUANDO FOR PARA A RESERVA REMUNERADA E/OU REFORMA, ELA SE EXTINGUE. ALÉM DE GERAR DISCREPÂNCIA ENTRE OS POLICIAIS E DE SER DESAGREGADORA DE VALORES !!!

Anônimo disse...

atencao amanha sera votado na alerj o aumento da seguranca publica,apartir das 14 horas vamos superlotar as galerias.fonte alerj.

Anônimo disse...

Alô "civil que tem total conhecimento...": faça a sua parte e eleja pessoas mais dignas para legislar e governar o município, o estado e o país. Preocupe-se com a SUA FAMÍLIA, pois nós cuidamos das nossas- razão de ser do nosso movimento.

Anônimo disse...

O que houve? Ninguém irá me responder? Sabem que é verdade.Teve gente que levou a família inteira, criança saiu machucada, esposa de militar machucada...precisa disso? Vai fazer greve? Tem certeza? Absoluta? Ok. Depois vão dizer que o BOPE, é isso, Choque é aquilo, etc...
TODO MUNDO É POLICIAL-MILITAR E BOMBEIRO-MILITAR E PONTO FINAL! Não façam greve! Façam o que vcs chama de Operação Pasdrão, Tolerância Zero, enfim..
Pensem.
Repito: Sou civil, não sou militar, porém testemunhei a COÇA que o pessoal levou em 2011, foi muito triste.
Espero que não se repita.

pm ba disse...

sou pm da bahia e primeiramente quero agradeçer á todos os policiais que acreditam em nossa vitória e como foi aquir na bahia vcs ai no rio vão fazer o mesmo vamos lutar juntos unidos somos mais fortes e acredito em vcs. aquir na bahia 90% dos policiais aderiram o movimentos vamos juntos nessa luta nóis aquir na bahia e vcs ai no rio,nós aquir da bahia acreditamos em vcs