quarta-feira, 7 de novembro de 2007

LIVRO - "MÍDIA E VIOLÊNCIA"

Agradeço a cientista social Sílvia Ramos e a jornalista Anabela Paiva o encaminhamento do livro “Mídia e Violência - Novas Tendências na Cobertura e Segurança no Brasil”, editado pelo Centro de Estudos da Violência e Cidadania (CESeC) e pela Universidade Cândido Mendes.

O lançamento foi no dia 29 de outubro de 2007, na Universidade Cândido Mendes e terá distribuição gratuita para centros de pesquisas, universidades e organizações não-governamentais.

“O livro é o resultado de três anos de pesquisa sobre a produção diária de jornais e de entrevistas com 90 jornalistas e especialistas em segurança pública. A todos eles fizemos duas perguntas centrais: como os jornais cobrem violência segurança pública, crime e polícia? Como é possível melhorar essa cobertura”? (Silvia Ramos e Anabela Paiva).

“Este livro é um trabalho imprescindível para os que pretendem entender um pouco melhor o problema da violência e da criminalidade no Brasil. Os depoimentos, artigos e entrevistas colhidos por Silvia Ramos e Anabela Paiva constituem um documento precioso a respeito do papel da imprensa no acompanhamento da escalada da violência que nos mantém acuados. O estudo abre espaço para as várias vozes da sociedade que hoje tentam de alguma maneira fazer uma reflexão sobre a criminalidade e sobre a forma como os meios de comunicação a retratam. É sem dúvida o melhor trabalho já produzido com o intuito de ajudar a melhorar a cobertura policial da imprensa brasileira”. (Marcelo Beraba).

Vamos à leitura!

PAULO RICARDO PAÚL

CORONEL

CORREGEDOR INTERNO



Um comentário:

Anônimo disse...

CORONEL JÁ AVISARAM AO INVESTIGADOR DA ONU, A OAB, AS ONGS, AOS INTELECTUAIS E ARTISTAS O EXTERMINIO DE HOJE CONTRA POLICIIAS MILITARES?
/11/2007 15:14:00

Versões diferentes para ataque de bandidos a policiais

Motivo seria morte e prisão de traficantes ou então fuga de bando rival


Rio - Traficantes do Morro do Andaraí, na Zona Norte, fizeram disparos contra uma cabine blindada da Polícia Militar, na manhã desta quinta-feira, na Rua Caçapava, no Grajaú, Zona Norte. Dois policiais foram mortos.

O sargento Marco Aurélio Alves, 39 anos, e o cabo Leonardo Peterson de Freitas, 35 anos, chegaram a ser socorridos e levados para o Hospital do Andaraí, mas não resistiram aos ferimentos e morreram na unidade.

As primeiras informações da Polícia Militar davam conta de que traficantes teriam lançado uma granada contra a cabine. Contudo, ainda de acordo com a PM, os homens foram mortos com vários tiros.

Segundo testemunhas, dois grupos de bandidos armados, cerca de 30, desciam a Rua Caçapava, em direção à cabine. Parte do bando estava em uma calçada e outra parte em outra calçada. Eles se aproximaram dos PMs e fizeram vários disparos.

Uma vítima estava do lado de fora varrendo a calçada e a outra estava sentada dentro da cabine, mas com a porta aberta. O ataque aconteceu momentos depois da troca de plantão, por volta das 8h. Os policiais ainda nem estavam com coletes à prova de balas. Um deles ainda tentou reagir e a fazer disparos. Os criminosos fugiram levando uma pistola e um fuzil que estavam com os policiais.

No local foram recolhidas 16 cápsulas de fuzil e pistola. O comandante do 6º BPM acredita que as cápsulas de pistola sejam da arma de um dos policiais, na hora da reação.

Versões diferentes

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ubiratan Angelo, e o chefe do Estado Maior da PM estiveram no local. Ubiratan disse que os dois foram assassinados covardemente, sem chance de defesa, e que é possível que o ataque tenha sido motivado por uma operação que a PM desencadeou no Morro do Andaraí, na noite desta quarta-feira, durante a qual um bandido foi morto e um foi preso.

Contudo, também há a versão de que traficantes da Favela do Arará, em Benfica, Zona Norte, estariam no Morro do Andaraí, em uma disputa interna. Por causa da operação da PM, esse grupo do Arará teria fugido do morro, saindo exatamente por esse acesso da Rua Caçapava, onde fica a cabine.

Operação no Andaraí

Cerca de 100 soldados do 6º BPM (Tijuca) fizeram operação no Morro do Andaraí para tentar prender os bandidos. De acordo com as primeiras informações, os autores dos disparos foram os homens identificados somente como Gordo e Ninho.

Houve troca de tiros e uma mulher foi detida. Ela seria namorada de Gilson, um traficante que está preso. Foram apreendidos três caixas de munição, três carabinas, um colete à prova de balas, três carregadores e um cinturão usado pela Polícia Militar.

Recompensa

O presidente do Clube de Cabos e Soldados da Polícia Militar, tenente Jorge Lobão, está oferecendo R$ 5 mil de recompensa por informações que levem à prisão dos assassinos dos policiais. O telefone para denúncias é 8181-7304. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.


JOÃO MEIRELES - MEIER