domingo, 18 de março de 2012

RIO: OS TRAFICANTES ESTÃO LUCRANDO COM AS UPPs?

JORNAL EXTRA:
BLOG CASOS DE POLÍCIA.
Polícia investiga aumento de bocas de fumo na Rocinha. Traficante Canelão está de volta (Leiam).
Os leitores habituais do nosso blog sabem que ainda é cedo para definir se os traficantes estão perdendo dinheiro ou ganhando mais dinheiro com a implantação das UPPs, considerando que elas não possuem a atribuição de acabar com o tráfico de drogas nas comunidades carentes, como esclareceu incontáveis vezes o secretário de segurança Beltrame. Não temos ainda como concluir sobre prejuízo ou lucro maior, pois como todo comércio, o tráfico de drogas possui uma série de fatores que conduzem para resultados positivos ou negativos. O certo é que com a implantação das UPPs, a venda de drogas diminui nessas comunidades, porém as despesas dos traficantes também diminuíram bastante, além disso, como não são presos nunca, os traficantes estão fortalecendo o comércio de drogas em outras comunidades já dominadas, assim como, estão dominando novas comunidades e implantando os locais de venda.
Outro fator decisivo para determinar o lucro ou o prejuízo é a capacidade de simbiose entre alguns Policiais Militares e Civis, a denominada "banda podre", com os traficantes. Sempre que esse fenômeno se instalar, com ou sem UPP, a venda aumenta e o lucro pode aumentar, apesar do pagamento da propina.
Em apertada síntese, ratifico que ainda é cedo para dizer que os traficantes estão tendo prejuízos com as UPPs. O grande problema deles é o crescimento gigantesco das milícias, algo que está ocorrendo no atual governo estadual. Isso sim parece estar causando grandes perdas. Eles já estariam alugando comunidades dominadas pelos milicianos para implantarem as bocas de fumo. No tema milícia é bom que se esclareça que o discurso governamental com relação ao número de milicianos presos não deve servir para enganar a população, pois na verdade as milícias apenas mudam de dono, pois o governo Sérgio Cabral (PMDB) não retoma os territórios dominados pelos milicianos. Em mais de quatro anos só retomou um, o minúsculo Batan em Realengo, implantando uma UPP, embora ainda digam que é a milícia quem manda por lá.
A implantação das UPPs gerou mais lucro ou prejuízo para os traficantes?
Em breve saberemos.
Juntos Somos Fortes!

5 comentários:

Anônimo disse...

NA MINHA HUMILDE OPINIÃO GEROU FOI LUCRO, POIS AGORA O TRAFICANTE NÃO TEM MAIS QUE INVESTIR EM ARMAMENTO PESADO PRÁ DEFENDER A BOCA.POIS CONTA COM O PODERIO DA POLICIAI MILITAR PRÁ PROTEGE-LOS !!

Anônimo disse...

Me parece coronel, que o tráfico no RJ deixou de ser um poder paralelo e passou a ser obediente, já que o único braço armado dentro das favelas agora é o estado. Tudo dentro do estilo de alguém que conhecemos que não aceita negociar.

O tráfico da lucro...e muito...acabaremos com ele não com força das armas, mas do caracter, coisa rara em nossos governantes.

Anônimo disse...

Ora Cel Paul claro que os traficas estão lucrando muito mais !!
Vejamos o porque:
1 - Hoje ao invés de montar toda uma engrenagem de funcionamento e manutenção de uma boca de fumo como por exemplo fogueteiros, esticas, vapores, contenção, armamento e propina policial os traficas só precisam pagar a já mundialmente propina policial e os vapores para venderem a droga. Fatos estes que tornam o custo operacional deles muito menor;
2 - Sendo instalada a UPP em uma comunidade patimos do pressuposto de que o Estado efetivamente se responsabilizou pela comunidade, logo o trafica não precisará gastar com a promoção de ações sociais que muitos deles faziam para ganhar a simpatia da comunidade e se manterem no poder;
3 - Sobrando gente e material bélico, os traficas poderão se aventurar em outras áreas pouco exploradas por eles e com isso auferir novos lucros.
Em suma essa história de UPP é a maior furada pois em ocasiões raras conseguiu prender os traficas e estes estando em liberdade poderão tranquilamente aterrorizar outras localidades

Fernando Pinheiro disse...

Pessoal antes do trafíco ser uma atividade sanguinolenta é um comércio. Tem a parte das vendas (onde sai dinheiro do lucro, manutenção e capital de giro) e da segurança. Essa última é dinheiro a fundo eprdido, pois não tem nenhum retorno.
Entretanto para o trafico manter características basicamente comerciais precisa melhorar seu quadro de funcionários, ou seja, para de ter semi-analfabetos nas suas fileiras.
Veremos, portanto uma melhora qualificação dos membros do trafico das upps para que ele sobreviva.
Assim caminha a humanidade.

Anônimo disse...

Atenção moradores de São Gonçalo,Niterói,toda a baixada e interior do estado preparem-se para uma nova enxurrada de traficantes do rio para esses locais citados.Se já ficou ruim, ficara ainda pior,pois a dupla dinâmica,digo Batman e Robin estão anunciando novas upps no rio.o que eles querem mesmo é limpar em termos,a cidade do rio pada a copa do mundo e as olimpíadas.O resto é que se danem.Nos que não moramos no rio vamos pagar um alto preço.Estes locais estão abandonados,ate mesmo de investimentos e infra estrutura.Agora é tudo pela copa e olimpíadas,custe o que custar, ate mesmo sua vida.