segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

BAHIA: GREVE DA PM - REPORTAGEM DA RECORD.

Eu estou asssitindo nesse momento uma reportagem da TV Record, a qual demonstra o clima tenso vivenciado no entorno da ALEBA, que está cercada por centenas de homens do Exército Brasileiro e da Força Nacional de Segurança. Além do grupo que está no interior da ALEBA (1.000 a 3.000 pessoas), existe um grupo se manifestando do lado de fora, apoiando os que ocupam a assembleia legislativa. A jornalista dá conta que a ordem não é invadir, mas sim pressionar para que eles deixem a ALEBA. O fornecimento de energia elétrica teria sido restabelecido. Em dado momento, um integrante do Exército Brasileiro fez um disparo para o chão (bala de borracha?), na direção do grupo que está do lado de fora da ALEBA. A jornalista informou que os PMs e seus familiares não pretendem deixar a ALEBA, sem que o governador atenda as solicitações da categoria.
A situação é muito complexa e grave.
Juntos Somos Fortes!

24 comentários:

Anônimo disse...

País - Sociedade Aberta
04/02 às 23h11 - Atualizada em 05/02 às 13h50
Onde está a insegurança e a segurança no Brasil
Jornal do BrasilLeonardo Boff
Publicidade

No Brasil não há crise de segurança para o sistema do capital, para as finanças, para os bancos, para os credores da dívida pública, para os poderosos que se cercam de seguranças privados.

Mas não há segurança para aqueles que são responsáveis pela segurança pública: os policiais militares. Pelo fato de não terem a segurança de um salário decente, de condições de trabalho adequadas e de trato digno por parte do poder público, se rebelam como aconteceu neste ano no Ceará e agora na Bahia. Com os humilhantes salários que recebem, pouco mais de dois mínimos, que segurança podem dar a suas famílias que tem que pagar aluguel, escola, transporte, luz, água e alimentação?

A responsabilidade maior pela insegurança pública que se instalou em razão da greve dos policiais militares, com assassinatos e depredações, deve ser tributada principalmente ao poder público, que não soube ouvir e dialogar de verdade e não retoricamente, antecipando-se aos fatos lamentáveis.

Que diálogo e negociação são possíveis e críveis quando se responde com a arma da violência, pondo militares contra militares? É uma estratégia da ignorância política e da prepotência, totalmente ineficaz porque agrava ainda mais o problema em vez de encaminhar uma solução. Por que não se aprova a PEC 300? Os governos federal e os estaduais se uniram para protelá-la e esvaziá-la.

Usem os 60 bilhões de reais, subtraídos do orçamento, para aumentar os salários deles, ao invés de dar segurança aos credores. O que conta mais, as pessoas ou os dinheiros ricos epulões? Esse dinheiro do povo é para servir ao povo, garantindo-lhe segurança confiável e respeitosa. Seguindo esta indicação do bom-senso, se acabam as rebeliões e os policiais terão a paz e o sossego necessários para desempenhar com sentido público e com honradez a sua alta e arriscada missão.

* Ecoteólogo e escritor

Postado por Major PM "J. Carlos"

Anônimo disse...

Cel Paul, imagine se todas as PM do Brasil entrassem em greve já. Por quê não tentamos isso? Aí quero ver o topete desses políticos maquiavélicos, tal como o Vacarezza. A PEC 300/ 446 e 41, sairiam da geladeira rapidinho. Vamos tentar isso, Cel Paul? Responda-me? Vai ser um tiro no pé do PT. Uma ou duas PM (Rio e Bahia) acho mais difícil que façam verão, mas todas ao mesmo tempo.... aí, vai ser um Deus nos acuda em todo o Brasil.

Cel Full Ref Revoltado

Anônimo disse...

Amigos da Bahia, a invasão da ALEB e a subtração de viaturas militares foram um tiro no próprio pé. Bastava apenas parar o serviço, porque tudo que está acontecendo aí seria a mesma coisa: arrastões, assassinatos, arrombamentos de lojas, etc. Aqui no Rio, que isso nos sirva de exemplo, senão vão solicitar força federal para nos combater, o que viraria guerra, nada interessante pra gente, em termos de simpatia popular.

Cap PM falido

Sgt Alves disse...

Coluna do Augusto Nunes no site da VEJA
05/02/2012 às 14:32 \ Direto ao Ponto
Lula: ‘A PM pode fazer greve. O governo quis passar a impressão de que, sem policial na rua, todo baiano é bandido’
Lula acusou o governo da Bahia de ter provocado saques, arrastões e outros formas de violência, durante a greve da Polícia Militar, para que os líderes do movimento suspendessem a paralisação. “Acho que, no caso da Bahia, o próprio governo articulou os chamados arrastões para criar pânico na sociedade. Veja, o que o governo tentou vender? A impressão que passava era de que, se não houvesse policial na rua, todo o baiano era bandido”. Segundo o chefe do PT, nenhuma greve pode ser considerada ilegal. “‘A Polícia Militar pode fazer greve”, afirmou. “Minha tese é de que todas as categorias de trabalhadores que são consideradas atividades essenciais só podem ser proibidas de fazer greve se tiverem também salário essencial. Se considero a atividade essencial, mas pago salário micho, esse cidadão tem direito a fazer greve. Na Suécia, até o Exército pode fazer greve fora da época de guerra.”
O parágrafo acima foi extraído sem retoques de uma reportagem publicada em 26 de julho de 2001 pela Agência Folha, quando o palanque itinerante passou pela cidade gaúcha de Santa Maria. Entrevistado pelos jornalistas Luiz Francisco e Léo Gerchmann, fez declarações que não perdem o prazo de validade. Se valiam para o então governador César Borges, então no PFL, valem para o companheiro Jaques Wagner. É ele o culpado por tudo. Pelo menos na opinião de Lula.
Em 2001, o então deputado Jaques Wagner não só endossou o palavrório do chefe como resolveu nomear-se PM honorário, ajudando os grevistas com dinheiro e discursos. Neste fim de semana, Wagner mostrou que a cabeça do governador não tem parentesco com a do parlamentar. Passados dez anos e meio, mudou de pista bruscamente. Ele agora acha que é a PM que está por trás da onda de homicídios, saques e atentados que varre as principais cidades da Bahia.
“Não tenho dúvida de que parte disso é cometido por ordem dos criminosos que se autointitulam líderes do movimento”, descobriu o detetive de chanchada. “É uma tentativa de criar desespero na população para fazer o governo sucumbir, uma tentativa de guerra psicológica”. Conjugados, os falatórios do ex-presidente e do governador informam que a culpa muda de lado conforme a situação do PT. Se o partido está na oposição, a culpa é do governador adversário. Se está no poder, é dos grevistas. Lula e Wagner merecem lugares cativos na confraria dos campeões do oportunismo irresponsável.

Anônimo disse...

SR INVADIR, VAI SER UM BANHO DE SANGUE, E OS CULPADOS SERÃO , O GOVERNADOR E O PRESIDENTE DA CASA...
O BRASIL E A IMPRENSA INTERNACIONAL TÁ DE OLHO...

Anônimo disse...

Bom dia Coronel, veja o que está acontecendo em Salvador e a imprensa do sudeste não noticia:

"Caminhões e ônibus são atravessados em vários pontos da cidade na manhã desta segunda-feira (6). Há registro de que ônibus foram tomados e deixados sem chave no meio da pista na Av. São Rafael, na BR-324, Largo do Tanque, Estação Pirajá, o que deixa o trânsito lento nessas regiões.

Um caminhão também foi atravessado na Avenida Luís Eduardo Magalhães sentido San Martin. Para realizar a ação, dois homens armados em uma moto interceptaram a única viatura do órgão que saiu do pátio e obrigaram os agentes a seguiram para a Av. Luís Eduardo Magalhães, onde ajudaram a bloquear o trânsito no sentido San Martin.

A situação já foi resolvida e o trânsito liberado na Av. Luís Eduardo Magalhães."

e tem mais :

ÚLTIMAS
■10:07 - Ônibus escolar é incendiado na BA-526
■09:09 - Manifestação para trânsito na Via Parafuso
■08:59 - TJ suspende atendimento do órgão no CAB
■08:10 - Sobe para 92 número de homicídios durante a greve da PM
■06:33 - Veículos são atravessados na pista em vários pontos da cidade
■05:54 - Tiroteio na Santa Cruz deixa três mortos e um ferido

copiei do site do jornal "A tarde"

Subtenente do Exército - AMAZÔNIA SELVA!!!

Anônimo disse...

Tambem assisti e pude conferir o erro de milhões de brasileiros que jogaram o voto fora, no lixo, votando em Dilma, uma mulher que se compara a um poste, nenguem conhecia, bastou o preparadissimo LULA dizer que era a candidata dele e foi eleita. Não esqueço suas palavras de campanha, "vamos acertar a situção dos policiais com a pec 300" e agora eleita mandou banir a pec?!? E muito hustamente os funcionários da seg. publica se revoltam com salários miseraveis e com falsas promessas e o que acontece? Não são atendidos, são chamados de criminossos e e enviado exercito pra atirar nessas pessoas, pessoas que só querem melhoria salarial? O que houve com o PT? Que sempre foi a favor de greve e revolta trabalhista! O dinheiro falou mais alto e o brasil esta a porta do caos! Mesmo que a policia volte vcs acham que vão servir a sociedade de que maneira?!? Isso é que da votar em DILMA - Jaques - Cabral... ! Dilma o brasil não vai esquecer essas imagens, pode ter certeza!

Anônimo disse...

Amigos bahianos, o final disso aí, certamente que será a desocupação da ALEBA, negociada ou através da invasão de forças federais, daí entendo esse foi um grave erro de estratégia, mas isso não quer dizer que a guerra está perdida, muito embora acredito que todos sejam presos, ao final. A estratégia agora será manter a greve, pacificamente, até que soltem todos e com anistia, além de não abrir mão das reivindicações que pleiteiam, porque o custo moral dessa greve para vocês já está com o preço muito alto e retroceder será uma derrota sem precedentes para o movimento. Atenção PM do Brasil, seria um erro estratégico muito grave qualquer idéia que possa dar azo a combates com forças federais, porque não interessa ao movimento, perde legitimidade, não tem sentido ficar trocando tiros com irmãos brasileiros, além do mais, essa conduta somente dá moral ao governo inimigo. Boa sorte para todos e um forte abraço.

Cel PM Ref MG

Anônimo disse...

Cel Paúl, também assisti a reportagem do Fala Brasil da Record. Antes estava assistindo a Rede Globo, no momento era o Mais Você transmitindo da ALEBA e mais uma vez - surpreendentemente - a Ana Maria Braga disse que os policiais só queriam melhores salários, o que era justo.
Quando ela estava fazendo uma reportagem sobre os desabamentos dos prédios da 13 de Maio, aqui no RJ, entrevistando o CB BM Pinho ela também fez o mesmo tipo de referência, inclusive comparando o nosso salário ao de Brasília.
É, no mínimo, surpreendente.
Um abraço fraterno.
Ana Maria

Anônimo disse...

sergio ricardo
BA: Governador da Bahia diz que policial militar é semelhante a burro de carroça, tem que trabalhar na base da chicotada

Postado por sergio ricardo em 5 fevereiro 2012 às 16:00
Enviar mensagem Exibir blog

Governador da Bahia diz que policial militar é semelhante a burro de carroça, tem que trabalhar na base da chicotada
O Governador da Bahia, Jaques Wagner, que é candidato a reeeleição para o referido cargo, durante pronunciamento no Palácio de Ondina, disse que, os policiais militares, são semelhantes a burros de carroça, têm que trabalhar recebendo chicotadas, pois se assim não for, não comparecem ao local de trabalho, deixando a população insegura.
Jaques Wagner disse ainda que, um soldado da Polícia Militar, quer trabalhar pouco e ganhar bem mais que um oficial. Mas ressaltou o governador baiano que, enquanto ele administrar o Estado da Bahia, não vai permitir tamanha falta de respeito para com o povo.
"Burro de carroça, trabalha muito, e ganha quase nada, não tem direito de reclamar. Se um policial militar na Bahia, não ganha tão mal e não trabalha o suficiente, está reclamando de que e porque?. Perguntou o Governador da Bahia.
Um PM na Bahia ganha bem no meu governo, pois antes não tinha bom salário. Já investir em novas viaturas e coletes a prova balistica. Eles querem mais o que?. Isso custa muito caro e a Bahia não está nadando em dinheiro.
Fonte: http://policialbr.com

Anônimo disse...

sergio ricardo
BA: Governador da Bahia diz que policial militar é semelhante a burro de carroça, tem que trabalhar na base da chicotada

Postado por sergio ricardo em 5 fevereiro 2012 às 16:00
Enviar mensagem Exibir blog

Governador da Bahia diz que policial militar é semelhante a burro de carroça, tem que trabalhar na base da chicotada
O Governador da Bahia, Jaques Wagner, que é candidato a reeeleição para o referido cargo, durante pronunciamento no Palácio de Ondina, disse que, os policiais militares, são semelhantes a burros de carroça, têm que trabalhar recebendo chicotadas, pois se assim não for, não comparecem ao local de trabalho, deixando a população insegura.
Jaques Wagner disse ainda que, um soldado da Polícia Militar, quer trabalhar pouco e ganhar bem mais que um oficial. Mas ressaltou o governador baiano que, enquanto ele administrar o Estado da Bahia, não vai permitir tamanha falta de respeito para com o povo.
"Burro de carroça, trabalha muito, e ganha quase nada, não tem direito de reclamar. Se um policial militar na Bahia, não ganha tão mal e não trabalha o suficiente, está reclamando de que e porque?. Perguntou o Governador da Bahia.
Um PM na Bahia ganha bem no meu governo, pois antes não tinha bom salário. Já investir em novas viaturas e coletes a prova balistica. Eles querem mais o que?. Isso custa muito caro e a Bahia não está nadando em dinheiro.
Fonte: http://policialbr.com

Anônimo disse...

A verdade é que nós somos um país de merda, porque no DF paga-se um bom salário aos policiais, com cofres federais, enquanto nos demais Estados estamos na miséria. Aí, quando a "M" acontece nós que somos os vilões não os governadores, hipócritas por natureza. Presidente Dilma, sou PM do RJ, a senhora viveria com salário líquido de R$ 900,00? O que a senhora acha do RJ, 2ª ou 3ª economia do país, pagar aos PM o pior salário do Brasil? Está certo o que o desgoverno Cabral faz com a gente? Se eu fosse a senhora daria uma ligadinha para ele e diria o seguinte: Cabral, isso não é salário que se paga a um PM para dar segurança ao povo, ainda mais nesse Estado, onde o risco que eles correm é diuturno.

SD PM Fukushima

Anônimo disse...

ATENÇÃO PAGUEI UM CARRO DE SOM, ESTOU DIVULGANDO A NOSSA PARALISAÇÃO ,PARA O PROXIMO DIA 10,QUEM PUDER FAÇA O MESMO,INTERIOR 10BPM MIGUEL PEREIRA ,PORTELA E PATY DO ALFERES,VAMOS COM TUDO ,NOS VAMOS CONSEGUIR O NOSSO OBJETIVO,JUNTOS VENCEREMOS. PM, BM E CIVIL.

Anônimo disse...

Olá amigos! forte abraço! Gostaria de postar uma observação; hoje no início da manhã no programa de rádio do Clóvis Monteiro, sua excelência o governador do R.J. estava tecendo comentários, e entre vários ele disse (acreditem!) que o sd pm ganharia por volta de 2.000 Reais (não sei em que se baseou) e continuou falando da redução de interstício! e falando de triênio( como se isso fosse algum aumento!) dando a entender aos ouvintes desconhecedores do assunto que estaria tudo OK com os nossos salários! Porém teve uma coisa que me ofendeu... ele disse " que do soldado ao PRIMEIRO Subtenente houve redução de interstício ". palavras dele! notasse com isso que ele está muito mal assessorado! parece que está em outro mundo! não sabe das graduações de praças! será que acham que os triênios são sufucientes para dar vida digna para nossa família? se fosse porque tantos subtenentes estão tendo que fazer bico? olha eu não sei o que pensar! pois aonde tem orgulho, vaidade, soberba e jactância ali cedo ou tarde haverá uma grande queda! será mesmo que não existe nenhuma preocupação em sua conciencia pelos HEROIS Bombeiros e Policiais? quando acabar seu mandato e prescisar dos HEROIS, sua excelencia vai poder olhar nos olhos de nossos HEROIS e ficar com a consciencia tranquila? somente DEUS sabe esta resposta! Que DEUS nos continue abençoando.

Anônimo disse...

CABRAL DÁ ISENÇÃO FISCAL A MOTEL, TERMAS (PUTEIROS DE LUXO) E AO SEU CABELEIREIRO

A matéria de hoje da Folha de S.Paulo assinada pelos jornalistas Ítalo Nogueira e Marco Antônio Martins, sob o título: ”Renúncias fiscais de Cabral vão de boate a cabeleireiro” dá idéia da irresponsabilidade fiscal e da falta de prioridades no uso do dinheiro público. Entre 2007 e 2010 deixaram de entrar nos cofres do Estado, R$ 50 bilhões. Os dados são da secretaria estadual de Fazenda e mostram que boates, motéis, postos de gasolina, termas e até cabeleireiros foram beneficiados com a isenção de impostos. O montante da renúncia fiscal cresceu 72% em 2010, em relação a 2007, primeiro ano do governo Cabral. Os R$ 50 bilhões já são mais do que a metade da receita tributária que foi de R$ 97 bilhões no mesmo período.

Agora vejam que coisa formidável. Uma das empresas beneficiadas é Werner Coiffeur, que nos últimos anos cuidou dos cabelos de Adriana Ancelmo e do próprio Sérgio Cabral. Werner contou à Veja, que Cabral e Adriana mandam apanhá-lo de helicóptero para cuidar dos cabelos do casal em Mangaratiba. A renúncia em favor do cabeleireiro Werner chegou a R$ 336 mil reais, segundo o relatório da secretaria de Fazenda. Que absurdo!

Absurdo maior ainda é caso do incentivo fiscal concedido à Termas Monte Carlo e à Termas Solarium. É isso mesmo que você está lendo. Acredite! Termas. A Termas Monte Carlo, que fica em Copacabana, no seu site oferece fotos de camas e banheiras. A Termas Solarium, localizada no Jardim Botânico vai mais longe: oferece discrição, saunas e massagens. É uma imoralidade com o dinheiro público. A Monte Carlo ganhou isenção de R$ 109 mil e a Solarium de R$ 316 mil.

Diante do salário pago aos bombeiros, policiais, professores e médicos, isso chega a ser um tapa na cara do funcionalismo estadual e um deboche com a população.

Anônimo disse...

Olá amigos! forte abraço! Gostaria de postar uma observação; hoje no início da manhã no programa de rádio do Clóvis Monteiro, sua excelência o governador do R.J. estava tecendo comentários, e entre vários ele disse (acreditem!) que o sd pm ganharia por volta de 2.000 Reais (não sei em que se baseou) e continuou falando da redução de interstício! e falando de triênio( como se isso fosse algum aumento!) dando a entender aos ouvintes desconhecedores do assunto que estaria tudo OK com os nossos salários! Porém teve uma coisa que me ofendeu... ele disse " que do soldado ao PRIMEIRO Subtenente houve redução de interstício ". palavras dele! notasse com isso que ele está muito mal assessorado! parece que está em outro mundo! não sabe das graduações de praças! será que acham que os triênios são sufucientes para dar vida digna para nossa família? se fosse porque tantos subtenentes estão tendo que fazer bico? olha eu não sei o que pensar! pois aonde tem orgulho, vaidade, soberba e jactância ali cedo ou tarde haverá uma grande queda! será mesmo que não existe nenhuma preocupação em sua conciencia pelos HEROIS Bombeiros e Policiais? quando acabar seu mandato e prescisar dos HEROIS, sua excelencia vai poder olhar nos olhos de nossos HEROIS e ficar com a consciencia tranquila? somente DEUS sabe esta resposta! Que DEUS nos continue abençoando.

Anônimo disse...

cel paul o rebolico comecou no cbmerj,varios oficiais estao reunidos por ordem do cabral que informou que nao dara aumento aos bombeiros,no hospital do cbmerj estao convocando oficiais e pracas,para ameaca-los.

Anônimo disse...

Engana-se quem acreditava que o PT, há alguns anos atrás, lutava por um ideal, mas lutava sim, pelo poder.

Anônimo disse...

Sr Cel Paul desejo-lhe a paz
Bem,pude observar um fato curioso e detalhe muito importante, algo que se for o caso não devemos repetir, pois é fatal: A aglomeração dos líderes em um só lugar fechado, como a ALEB, os líderes devem manter-se conectados, via nextel, internet e até pombo-correio se necessário, mas ficar em um local de fácil cerco é inapropriado e contra qq estratégia. Embora a nossa reinvindicação seja justa, ordeira, pacífica e de bom tom, devemos lembrar do que aprendemos, nos colocarmos estrategicamente dos dois lados, inteligência e contra-inteligência, nos anteciparmos a jogada do "adversário", para podermos ser não apenas vitoriosos, mais além disso: Termos o apoio da população, é hora de utilizarmos algo que a instituição nunca se preocupou: A NOSSA IMAGEM, é chegada a hora da sociedade nos ver como verdadeiramente somos em nossa grande maioria, HERÓIS ANÔNIMOS, existem maçãs podres no cesto, como em todo cesto, mas nós que estamos no cesto sabemos que são minoria, aquele que participante de um cesto que não há maçã podre que atire a 1ª pedra.Marketing legal, correto sem política é o que precisamos muito agora. Deus nos abençoe. Servo do Senhor. (por favor comente)

Anônimo disse...

A Ana Maria Braga estranhou a miséria que ganhamos, porque os peões dela (cria gado nelore) devem receber um bom salário mensal, enquanto aqueles que protegem vidas vivem nessa miséria toda. Obrigado pelo apoio moral, Ana Maria, sou fã do seu programa. Um abraço.

SD Cavaco de Pau

ANESE disse...

AMIGOS, A ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE EX SOLDADOS ESPECIALIZADOS TAMBÉM SOFRE COM OS PETRALHAS. O GOVERNO ARTICULOU COM A AGU, UM PARECER QUE LEVOU DE ABRIL DE 2011 A JANEIRO DE 2012 PARA SER EMITIDO. ADIVINHA QUEM AJUDOU A FAZER ESSE PARECER ??? O GENUÍNO, QUE É ASSESSOR DIRETO DO MINISTRO DA DEFESA O CELSO AMORIM, QUE DÁ ORDENS PARA ARRANCAR A FORÇA OS HERÓIS QUE ESTÃO NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DA BAHIA.... AH ! O PARECER REFERENTE AO PLEITO DOS EX SOLDADOS ESPECIALIZADOS FOI NEGATIVO, POIS FORA MANIPULADO, PORÉM A ANESE VAI REAGIR.... APOIAMOS A LUTA DOS PMS, BOMBEIROS E POLICIAIS CIVIS DE TODO O BRASIL....

SITE: WWW.ANESE.COM.BR / BLOG: S1ANESE.BLOGSPOT.COM

BM Refº disse...

Os PM da Bahia e do Brasil lutam pelas suas sobrevivências e de suas famílias a fim de prover uma segurança pública de qualidade para a população.

Os guerrilheiros do PT lutavam por uma ideologia e um governo comunista ou socialista para tomar o poder pelas armas com o derramamento de sangue.

2- Os PM lutam utilizando os instrumentos do estado democrático de direito; o diálogo; a negociação; a tolerância e a justiça e, em último caso, a greve.

Os guerrilheiros do PT lutavam se utilizando de emboscadas; bombas; granadas; sequestros de autoridades; assaltos a banco e residências e estabelecimentos comerciais; invasões a quartéis das forças armadas para roubar armas e munições; executando militares nos quartéis invadidos (revistas Exame e Istoé; e biografia da presidente Dilma).

Anônimo disse...

O que falta na polícia do rio é união, pois é uma vergonha o que os seus policias ganham. Mas fazer o que enquanto houver o jeitinho nem todo mundo quer greve. Lamento por esta instituição, acho que merecia um pouquinho mais de respeito por parte dos governantes.

Anônimo disse...

Policiais do brasil precisam ser reconhecidos ter melhores salários que possa proporcionar melhor qualidade de vida.Os PM do Brasil não são bandidos como muitos governantes expressan em discurso,são trabalhadores que estão reivendicando melhores salarios.