segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O LIVRO DE MÁRIO SÉRGIO E A SERRA PELADA.

JORNAL DO BRASIL
Sai em maio o livro do comandante-geral da PM sobre a ocupação do Alemão
'Liberdade para o Alemão' já tem 80 páginas escritas (leiam).
Um livro de um comandante geral da Polícia Militar deve ser saudado com toda pompa e circunstância, o exercício da função permite que o autor mergulhe no mundo da política fluminense e a obra poderá trazer revelações de arrepiar o cabelo.
Torço para que não seja mais um livro ficcional, a Polícia Militar não aguenta mais as vertiginosas ficções que só servirão para que meia dúzia enchessem as suas contas bancárias e a Polícia Militar saísse totalmente desmoralizada.
Desejo que Mário Sérgio escreva sobre todas as circunstâncias que envolveram a retomada da Vila Cruzeiro e do Complexo do Alemão, principalmente os bastidores políticos da ação, certamente de uma riqueza ímpar.
Mário Sérgio deve abordar os desdobramentos que levaram ao surgimento da "Serra Pelada", denominação que as bandas podres das Polícias Civil e Militar deram para as comunidades, diante da facilidade de extrair riquezas; não esquecendo de esclarecer os motivos que levaram a Polícia Civil a invandir antes que a Polícia Militar.
Penso ainda que deva aproveitar também para explicar porque determinou que os Policiais Militares fossem proibidos de usar mochilas na "Serra Pelada", proibição que só não feita com relação aos PMs do BOPE, os únicos "honestos" da Polícia Militar, como os tropas demonstraram.
Eu confesso a minha ansiedade para ler a obra "Liberdade para o Alemão", ela tem tudo para ser um excelente livro e fico torcendo para que esteja repleta de revelações.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

ALERJ - ATO DE PROTESTO - AMANHÃ - MUDANÇA DE HORÁRIO.

Acabo de receber um comunicado no sentido de que a posse dos deputados estaduais teve o seu horário transferido das 10:00 horas para as 15:00 horas, portanto a concentração para o nosso protesto na ALERJ passa a ser às 14:00 horas.
A mudança do horário poderá ocasionar retenções no trânsito em frente à ALERJ, considerando a presença dos mobilizados e o horário do rush.
No ato protestaremos pela instauração de uma CPI para investigar responsabilidades dos governantes nas milhares de mortes ocorridas na Região Serrana, assim como, em face da punição disciplinar aplicada no Capitão Bombeiro Militar Lauro Botto.
Por favor, divulguem a mudança do horário e compareçam para protestar.
É hora de exigir responsabilização pessoal dos governantes e de lutar pela nossa cidadania plena.
Diga não à lei da mordaça do Corpo de Bombeiros Militar.
Após o ato na ALERJ, eu seguirei para o Quartel General do Corpo de Bombeiros, local onde o Capitão Lauro Botto estará cumprindo o corretivo de 12 dias de prisão.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

SÉRGIO CABRAL, QUEM PERSEGUE OS HONESTOS, VALORIZA OS DESONESTOS.

A lição contida no título não está fácil de ser apreendida pelo governo Sérgio Cabral.
O chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros puniu com doze dias de prisão o Capitão Bombeiro Militar Lauro Botto, conforme o contido no artigo publicado nesse espaço democrático.
Não tenho dúvida que um dos primeiros efeitos dessa punição será um puxão de orelha oriundo do Palácio Guanabara no comando do CBMERJ, pois se criou um fato político inteiramente desfavorável ao governo Sérgio Cabral.
Quem persegue os honestos, valoriza os desonestos.
Sérgio Cabral tem essa espada sobre a sua cabeça desde 2008, em face das represálias que desenvolveu contra os Coronéis Barbonos da Polícia Militar, contando com a ajuda da ALERJ o governo praticou atos condenáveis, inclusive com violação de princípios jurídicos fundamentais. O apoio da mídia conseguiu salvá-lo (por enquanto) das responsabilidades, mas esse novo caso poderá trazer tudo à tona novamente, evidenciando a forma nada democrática como Cabral trata os seus opositores, no caso os HONESTOS opositores.
Outro efeito é a vibração da banda podre do Corpo de Bombeiros, que muitos desconhecem a existência considerando que a parte visível da corporação é o incontestável heroísmo dos seus homens e mulheres, mas a banda podre também existe no CBMERJ, principalmente no mundo estrelado, verdade que conhecem muito bem aqueles que precisam de um documento para colocar o seu estabelecimento em funcionamento, citando um exemplo.
Quem persegue os honestos, valoriza os desonestos.
A punição do Capitão BM Lauro Botto promoveu a festa da banda podre do Corpo de Bombeiros, como as represálias aos Barbonos agradaram e valorizam muito a banda podre da Polícia Militar, quem conhece sabe toda essa verdade, que conto no livro “Cabral contra Paúl – A Polícia Militar de Joelhos”, que será lançado em março desse ano.
Sérgio Cabral de bobo não tem nada, ele sabe que quem está nas ruas desde 2007 lutando por salários é a banda boa, tendo em vista que quem está se locupletando nos quartéis o aplaude de pé em cada discurso, pois nunca esteve tão bom para a banda podre da PMERJ quanto no governo Sérgio Cabral.
Ontem, o jornal Extra publicou uma matéria sobre as propinas, esqueceram de perguntar a Sérgio Cabral, a Beltrame, a Sérgio Côrtes, a Mário Sérgio, a Pedro Machado e a Allan Turnowsky, o que está sendo feito para fortalecer as Corregedorias Internas das instituições, todas sucateadas.
Eu respondo: Nada!
Quem persegue os honestos, valoriza os desonestos, essa é uma verdade.
Não podemos esquecer que a secretaria estadual de saúde e de defesa civil, dirigida por Sérgio Côrtes, está sendo investigada pelo Ministério Público, assim como, a secretaria estadual de segurança, chefiada por Beltrame também está sob investigação, assim sendo, punir um Oficial honesto que luta por salários dignos para a tropa, chega a parecer uma piada de péssimo gosto.
Conversei por telefone com o Lauro, me coloquei à sua disposição, inclusive com relação à entrada na AJMERJ do pertinente HC, ele ficou de decidir.
Amanhã, a partir das 09:00 horas estaremos na ALERJ cobrando a instauração de uma CPI para apurar a responsabilidade dos governantes nas milhares de mortes evitáveis que ocorreram na Região Serrana, paralelamente estaremos solicitando a intervenção dos deputados estaduais para a soltura do valente e honesto Lauro Botto.
O terceiro efeito da punição é que ela poderá provocar o renascimento da mobilização no Rio de Janeiro, onde Bombeiros e Policiais Militares estão organizando uma grande passeata para o final de fevereiro em Copacabana, na qual trataremos de dois temas:
- O piso nacional das categorias (PEC 300); e
- O carnaval.
Governador, aprenda:
Quem persegue os honestos, valoriza os desonestos.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

O COMANDANTE (DELEGADO) É HONESTO, MAS ...

O crescimento da banda podre nas instituições policiais do Rio de Janeiro possui várias causas, uma delas os salários miseráveis que os policiais recebem para arriscarem a própria vida em defesa da população, porém a mais importante penso ter sido o comprometimento crescente do andar de cima. A mídia por diversas vezes noticiou envolvimento de comandantes e de delegados, sendo importante destacar nesse aspecto que nos últimos anos tivemos dois ex-chefes da Polícia Civil acusados de fatos criminosos gravíssimos, o que por si só COMPROVA a gravidade da situação.
A situação é tão grave que frequentemente sou questionado com a seguinte pergunta:
- Coronel, fulano é honesto, como pode ter sicrano o assessorando diretamente?
A pergunta é sobre o fato de comandantes reconhecidos como honestos pela tropa, terem em seu estado maior, Oficiais que não possuem esse mesmo reconhecimento.
Eu respondo fazendo uma proposta:
- Se imagine comandante geral da corporação e tente escolher quarenta e um comandantes honestos para os batalhões operacionais da PMERJ. Em seguida, imagine cada um desses quarenta e um comandantes tento que escolher quarenta e um subcomandantes honestos. Depois, cada um deles tendo que escolher Oficiais honestos para o seu estado maior (P/1, P/2, P/3 e P/4).
Faça essa soma inicial: 41 + 41 + 164 = 246 Oficiais honestos.
Finalmente, considere o número total necessário de Oficiais honestos para aproximadamente cem Organizações Policiais Militares (batalhões, batalhões especiais, diretorias, escolas, etc).
Entendeu o motivo de um comandante dito como honesto, acabar sendo assessorado por Oficiais com perfil diferente do dele.
Atualmente é simplesmente impossível encontrar Oficiais honestos no número necessário para cobrir todas as funções importantes em todas as OPMs, essa é a verdade. Raciocínio idêntico pode ser feito com relação à Polícia Civil. Pior, a situação se generaliza pelo país, afinal estamos nos transformando em povo que quer levar vantagem em tudo.
Obviamente, poderemos ter também a situação inversa, assessores honestos de comandantes ou delegados nem tanto.
O crescimento da banda podre nos andares mais altos das instituições policiais e na política fluminense provocou situações bizarras.
Honestos convivendo com desonestos.
Banda boa e banda podre juntas e misturadas.
O bandido-policial.
A quadrilha político-bandido-policial.
A única estratégia com chance de sucesso para reverter esse quadro começa pelo corte de cabeças de cima para baixo, sem isso a tendência é o quadro se agravar cada vez mais.
Na Polícia Militar nós tentamos dar esse pontapé inicial com a criação de uma estrutura com essa finalidade, ampliando a Corregedoria Interna, infelizmente, ela foi criada e esquecida na gaveta.
Parece que usar a guilhotina de cima para baixos não interessa ao governo.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

GOVERNADOR SÉRGIO CABRAL, ONDE ESTÃO OS CHEFÕES DO TRÁFICO DE DROGAS?

O décimo-quarto Super GPAE será inaugurado nessa semana do Morro São João, na Zona Norte do Rio de Janeiro, pelo governador Sérgio Cabral. A principal pergunta que se faz é se algum “chefão do tráfico” será preso dessa vez, considerando que até agora todos conseguiram fugir para outras comunidades em face do programa “Triplo T” (Tática de Transferência de Traficantes).
Vamos aguardar e torcer, quem sabe dessa vez prendem pelo menos um fogueteiro e colocam nele um cartaz:
Chefe do tráfico.
O fogueteiro com o cartaz, tendo o apoio costumeiro da mídia chapa branca, será transformado em mais um grande acontecimento no nosso Rio pacificado.
Ou será que estou pensando mal do governo injustamente e aquele rapaz arrependido, carregando um saco cimento, divulgado na reportagem da TV Globo era um dos CHEFÕES DO TRÁFICO?
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

CASO DO FALSO CORONEL DO EXÉRCITO: SECRETARIA DE SEGURANÇA DO RIO ADOTA OPERAÇÃO TARTARUGA MUDA.

Se fosse um Policial Militar ou um Bombeiro Militar já teria sido preso há muito tempo, mas como a culpa não é de nenhum de nós, pobres militares estaduais, a SESEG/RJ parece estar querendo abafar.
Lembram do caso do falso Coronel EB que assessorava o Beltrame?
Pois é ...
O tempo passou e até hoje não foi punido quem permitiu que um falso Coronel trabalhasse na Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro.
O que está faltando?
Beltrame, vamos colocar essa tartaruga para andar e para falar, o povo quer nomes e cabeças.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

PREZADOS LEITORES, BOM DIA!

“HÁ SONHOS QUE DEVEM SER RESSONHADOS,
PROJETOS QUE NÃO PODEM SER ESQUECIDOS”
(Hilda Hilst)

Mensagem especial para os 40 da Evaristo e para os Coronéis Barbonos.
JUNTOS SOMOS FORTES!

PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

domingo, 30 de janeiro de 2011

CAPITÃO É PRESO POR REIVINDICAR TRATAMENTO JUSTO A BOMBEIROS/RJ .

DIÁRIO DO BOMBEIRO MILITAR
domingo, 30 de janeiro de 2011
CAPITÃO É PRESO POR REIVINDICAR TRATAMENTO JUSTO A BOMBEIROS/RJ
Foi publicada no último boletim reservado do CBMERJ (27/01/2011) a punição de 12 DIAS de PRISÃO do Cap BM Lauro Botto, por reivindicar, através de uma mensagem de texto (SMS) enviada ao secretário Sérgio Côrtes, tratamento JUSTO aos verdadeiros BOMBEIROS que hoje estão subordinados à Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil.
O anacronismo dos regulamentos disciplinares dos militares estaduais ainda permite que tais situações como essa ocorram, ao arrepio do que preconiza a Constituição Cidadã de 1988. Militares Estaduais do Rio de Janeiro (BBMM/PPMM) têm limitados direitos garantidos constitucionalmente e sequer têm respeitado seu direito a livre manifestação do pensamento.
E parece que a partir de agora o ex-tenente médico demissionário, ex-futuro ministro da saúde e investigado pelos ministérios públicos estadual e federal, secretário Sérgio Côrtes, começou a revelar a nova maneira de lidar com as legítimas reivindicações da tropa: PRISÃO!
O Capitão Lauro Botto foi candidato a Deputado Federal(PV/RJ) nas últimas eleições e atualmente é suplente à uma vaga na Câmara dos Deputados, onde tramita o projeto de criação de um piso salarial para bombeiros e policiais de todo o país (PEC 300), sendo o referido oficial BM um dos maiores entusiastas da matéria no estado do Rio de Janeiro. Desde o ano de 2007, o Cap Lauro Botto participa de movimentos reivindicatórios legítimos e pacíficos e, apesar de sua ficha disciplinar ser livre de qualquer advertência ou punição, já fora transferido de quartel por 5 vezes no últimos 03 anos.
Enquanto isso, continua o desrespeito às funções constitucionais do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro (UPA/SAMU/RecCadáveres), continua o desrespeito à hierarquia remuneratória dos militares estaduais (Op.Dengue, UPA, SAMU, "Boi-Lambeu", "350,00",...), continuam a perceber o PIOR SALÁRIO DO BRASIL, continua o desrespeito à paridade de vencimentos entre ativos e inativos do CBMERJ, continua a enorme insatisfação da tropa com o governo que declaradamente discrimina os BBMM, continuam sem Rio Card (auxílio-transporte) todos os Bombeiros do Rio de Janeiro e continua em um crescente sem fim a desmotivação de 99% dos "Homens de Cáqui" do CBMERJ.
E quem vai PRESO é o Capitão...






JUNTOS SOMOS FORTES!
COMENTO:
Eu não expressarei a minha opinião enquanto não conversar pessoalmente com o meu amigo, o Capitão BM Lauro Botto, Oficial com qualidades RARÍSSIMAS no seio dos militares estaduais.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

NOSSO BLOG - ENQUETE - RESULTADO FINAL.

ENQUETE:
Diante dos indícios de responsabilidade do governador, dos prefeitos, dos secretários de defesa civil e outras autoridades na tragédia do Rio, você considera que para uma INVESTIGAÇÃO ISENTA, eles devem ser TEMPORARIAMENTE afastados de seus cargos?
SIM = 506 VOTOS (90%).
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

O FLAMENGO, OS TIROS, OS SUPER GPAEs E A PORTA DA ESPERANÇA DOS DESEMPREGADOS.

SITE G1
Jogador do Flamengo se envolve em confusão que termina com PM preso.
Confusão aconteceu em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio.
Polícia diz que Éverton Silva estava com habilitação vencida (leiam).
COMENTO:
Todos possuem o direito da presunção da inocência, portanto não devemos fazer julgamentos precipitados apenas com o que foi noticiado.
Os Policiais Militares recebem na sua formação treinamento que os capacita a só fazer uso da arma de fogo nas condições amparadas pela legislação, o que aparentemente não se trata do caso.
Longe de julgar, esse tipo de notícia provoca em mim uma grande inquietação, diante apenas da possibilidade de ser verdadeira, situação que demonstraria uma possível falha na formação profissional. Como os nossos leitores sabem, a PMERJ não realiza a formação continuada, via de regra, um PM após a conclusão do seu curso de formação, fica anos sem entrar em uma sala de instrução, o que determina que essa formação deveria ser a melhor possível, por ser a única por anos, mas infelizmente, essa não é a realidade.
Além disso, para colocar milhares de PMs nos Super GPAEs (UPPs), o governo Sérgio Cabral abriu as portas da Polícia Militar, inclusive facilitando sobremaneira o concurso para admissão no Curso de Formação de Soldados. A intenção de facilitar foi tão evidente que a Chefe do CRSP, reconhecida pela sua competência e intransigência com relação aos parâmetros dos concursos, foi movimentada da OPM.
Tenho ouvido falar que ficou tão fácil ser PM, que o CRSP está sendo conhecido como a "Porta da Esperança" para todos os desempregados do Rio que tenham conseguido terminar o ensino médio.
Tudo isso é muito grave, nenhuma instituição organizada militarmente sobrevive a problemas simultâneos nas áreas de recrutamento, seleção e formação, sem condenar o seu futuro.
A situação da PMERJ é terminal.
Pior, no Rio de Janeiro não existem vagas disponíveis nos CTIs.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

A PEC 300 TERÁ QUE SER ARRANCADA A FÓRCEPS

REVISTA VEJA
BLOG DO REINALDO AZEVEDO
29/01/2011
Piso nacional para policiais seria aprovado na Câmara

O G1 perguntou aos deputados: “É a favor da definição de piso nacional para policiais civis, militares e bombeiros?” Não está claro se a pergunta se refere à PEC 300, a proposta de emenda constitucional que equipara o piso salarial dos policiais de todos os estados ao do Distrito Federal, que é pago pelo Tesouro. A maioria quebraria. Mas a PEC oferece a resposta: o governo federal segura o espeto. Um dos entusiastas da idéia quando apenas deputado era Michel Temer, agora vice-presidente da República. Pelo visto, os governadores já podem ir botando as barbas de molho para arrancar a grana do Tesouro. Vejam o que responderam os parlamentares; já se ultrapassou com folga a maioria dos três quintos (308 votos).
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

SÉRGIO CABRAL, RODRIGO PIMENTEL E AS NOMEAÇÕES POLÍTICAS.

Eu tenho vários compromissos nesse espaço democrático, enfrentar a cleptocracia é um deles e no campo institucional, os principais estão centrados na cidadania dos Policiais Militares e dos Bombeiros Militares Não defendo governos, tampouco ombreio com comandos dissociados dos interesses das Corporações e das tropas.
Escrito isso, vamos ao ponto, as famosas nomeações políticas.
Sérgio Cabral em todos os discursos políticos, cita que no seu governo teria acabado com as nomeações políticas nas Polícias Militar e Civil do Rio de Janeiro, que ocorreriam no governo Rosinha Garotinho. O tema é sempre repetido também, como se fosse um eco, pelo comentarista de segurança pública das Organizações Globo, o Capitão inativo Rodrigo Pimentel. Apesar das repetições, Cabral e Pimentel nunca citaram um caso concreto das ditas nomeações políticas, isso é péssimo, pois acaba jogando todo mundo na vala comum do apadrinhamento político.
Pimentel ficou pouquíssimo tempo na PMERJ, praticamente nada conhece da Instituição, mas Sérgio Cabral, político profissional, não pode sair espalhando a existência das nomeações sem dar nomes aos bois, afinal ele foi deputado estadual, presidente da ALERJ e senador, salvo melhor juízo, pelo mesmo partido do governo anterior.
Em nome da honra de todos precisamos colocar tudo em pratos limpos e sendo pragmático, solicito que recordem que no governo Sérgio Cabral a PCERJ teve dois chefes, os delegados Gilberto e Allan Turnowsky; enquanto a PMERJ teve três comandantes gerais, os Coronéis Ubiratan, Pitta e Mário Sérgio. Os cinco exerceram funções no governo Rosinha, será que eles foram nomeados politicamente?
No caso específico da PMERJ, o Coronel Millan, Chefe do GCG, após uma temporada na Prefeitura do Rio, comandou o BPFMA e o 23º BPM. Mário Sérgio, comandante geral, outro que passou um bom tempo na prefeitura do Rio, ao retornar para a corporação comandou a APM D. João VI, o 22º BPM e o BOPE. Os dois também teriam sido nomeados politicamente para todos esses comandos?
E quem seriam os padrinhos políticos de ambos?
Respeitosamente, percebo nesse discurso governamental uma possível tentativa de desviar o foco sobre as alegadas nomeações políticas. Eu sempre ouvi comentários no sentido de que os principais interesses da banda podre política-polícia eram dominar as cadeiras das delegacias especializadas da Polícia Civil, o autêntico filé mignon para a turma. Assim sendo, informar sobre a existência ou não de nomeações políticas para a chefia das delegacias especializadas da PCERJ é o principal tema a ser esclarecido.
Caso tenham ocorrido, será oportuno descobrir quem da ALERJ teria encabeçado as referidas nomeações políticas?
Só nos resta aguardar, torcendo para que Sérgio Cabral comente sobre as delegacias especializadas, na próxima vez que falar sobre o fim das nomeações políticas no seu governo. Quem sabe o governador forneça as respostas para as nossas perguntas, respostas essas que Rodrigo Pimentel fará ecoar na telinha, mesmo não entendendo sobre o que está falando.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

UM NOVO TEMPO – O “ARMAMENTO”.

Na nossas lutas tenho usado uma “metralhadora INA .45”, mas a partir do próximo mês passarei a usar uma arma mais precisa, o “rifle BARRET M82A1”.
É hora de precisão.
A luta continua.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

PEC 300 - MOBILIZAÇÃO NO CEARÁ - SUCESSO.

DIÁRIO DO NORDESTE- PEC 300.
MELHORES SALÁRIOS
Policiais ´invadem´ Beira-Mar
30/1/2011
Caminhada em prol da aprovação da PEC-300 mobilizou centenas de policiais civis e militares e bombeiros em Fortaleza
Cerca de quatro mil pessoas, entre policiais civis e militares e bombeiros militares, da ativa e da reserva, familiares dos praças e oficiais, políticos e representantes sindicais participaram, na manhã de ontem, da segunda manifestação em Fortaleza pela aprovação do Projeto de Emenda Constitucional de número 300 (a PEC 300), que propõe melhoria salarial para a categoria em todo o País.
Fortaleza foi escolhida para sediar a primeira manifestação pró-PEC 300 em 2011 por ser uma das capitais nordestinas que sediarão a Copa do Mundo de Futebol, em 2014. Outras cidades onde ocorrerá o evento farão atos semelhantes nas próximas semanas (leia).
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

PISO NACIONAL PARA OS POLICIAIS E BOMBEIROS – CÂMARA DE DEPUTADOS É A FAVOR.

SITE G1
Piso salarial nacional para policiais: 330 deputados a favor, 53 contra.
Levantamento do G1 ouviu parlamentares sobre 13 temas polêmicos.
Dos 513 políticos que farão parte da nova Câmara, 414 responderam (leia).
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

POLÍCIA MILITAR - O MISTÉRIO DAS NISSAN FRONTIER FOI ESCLARECIDO EM PARTE.

Uma Polícia Militar pobre como a do Rio de Janeiro, que mal dá conta de manter em pé os seus aquartelamentos, não poderia ter jogado público pela janela, adquirindo veículos caríssimos para os Super GPAES, as pickups Nissan Frontier. O mistério foi esclarecido pela matéria publicada pelo jornal O Globo desse domingo (leiam), que informa que foi o empresário Eike Batista quem doou dinheiro para a compra de 40 pickups e 60 motocicletas.
A lamentar apenas o mal uso da verba recebida, pois considerando o valor elevado dos veículos, a verba seria melhor empregada na renovação de parte da frota das viaturas da inteligência e da corregedoria, por exemplo.
Nas nossas mobilizações temos visto veículos das P/2 dos batalhões completamente desgastados.
Nos Super GPAES os veículos marca VW, modelo Gol, são mais que suficientes, colocar as pickups é usar mal o dinheiro. Tão mal como comprar pickups para servir de veículos de representação para Coronéis de Polícia, como também tem sido feito.
Será que o dinheiro para esse luxo também foi doado ou foi o dinheiro público o consumido?
A economicidade é um dos parâmetros a ser usado obrigatoriamente no gasto do dinheiro público.
As Frontiers nos farão voltar ao passado, quando a PMERJ comprou VW Santanas, veículos de luxo para a época.
É a volta dos miseráveis - PMs que recebem salários famélicos - dirigindo carros de luxo.
Repetir erros é o que existe de pior em termos de administração.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

O FIM DA TRANSPARÊNCIA NA POLÍCIA MILITAR.

O que teria determinado que a gestão da modernidade ocultasse da tropa o Boletim Ostensivo da Polícia Militar?
É inexplicável essa atitude considerando que uma das finalidades do boletim é informar.
Além disso, o boletim dá publicidade aos atos administrativos, portanto, não pode ter o seu acesso restrito dentro da Polícia Militar.
Ao veicular o boletim pela internet fornecendo senhas para poucos, a gestão da modernidade viola direitos, mata a transparência administrativa e contribui de forma decisiva para que a tropa fique mais desinformada ainda.
Ocultar o que é ostensivo por natureza parece piada, mas não é.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

PREZADOS LEITORES, BOM DIA!

“O HOMEM É MORTAL POR SEUS TEMORES
E IMORTAL POR SEUS DESEJOS”
(Pitágoras)

JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

sábado, 29 de janeiro de 2011

A GUERRA DO RIO: OS TIROS NO PRÉDIO DA PREFEITURA, OS CHEFÕES, O GOVERNO E A POSSIBILIDADE DA EXISTÊNCIA DE ACORDOS.

Ônibus e veículos estavam sendo incendiados nas ruas do Rio de Janeiro e o governo Sérgio Cabral anunciou que a motivação era uma represália de uma facção criminosa em face da instalação dos Super GPAEs, as UPPs.
A alegação oficial fez sentido considerando que a quase totalidade das UPPs tinha sido instalada em territórios dominados pela facção que estava sendo acusada.
Deter esses atos era complicado considerando a facilidade de executá-los, diante da farta mão de obra existente e o baixo custo da ação.
Vieram as retomadas da Vila Cruzeiro e do Complexo do Alemão e, novamente, uma característica das ações do governo Sérgio Cabral nessas retomadas se fez presente: ninguém foi preso.
Nas ações para a instalação das treze UPPs e nas ações da Zona Norte, nenhum chefão do tráfico foi preso, uma ineficácia que além de impressionar, pode levar a raciocínios que sugiram a existência de acordos entre governo e tráfico.
Raciocínios semelhantes aos que existem até a presente data sobre a existência de um acordo para a realização das obras do PAC no Complexo do Alemão.
Ilações a parte, o que existe de concreto?
Nenhum chefão foi preso e os ataques incendiários pararam.
Sim, os ataques pararam e poderiam ter continuado sem qualquer problema, pois são de fácil execução.
Nessa semana a Polícia Civil fez uma operação militar no Morro de São Carlos, comunidade dominada por outra facção criminosa e a sede da prefeitura foi atingida por PAF (vídeo com ameaça), provocando a evacuação de alguns setores e a dispensa de funcionários.
Sérgio Cabral rapidamente anunciou que vai instalar Super GPAEs nas comunidades da região.
Será que dessa vez algum chefão do tráfico vai ser preso pelo governo?
Ou veremos a repetição da apreensão de toneladas de maconha (que não podem ser retiradas das comunidades diante das dificuldades para o transporte) e de alguns quilos de cocaína batizada; além de uma quantidade de armas incompatível com a anunciada força do tráfico, dentre elas inúmeras inservíveis?
Caso se repita o fracasso das outras retomadas territoriais, nas quais ninguém foi preso, os que raciocinam na linha da existência de acordos governo-tráfico ganharão mais força ainda.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

POLÍCIA MILITAR: O CAO E O CSP, A QUALIFICAÇÃO DOS OFICIAIS.

As instituições organizadas militarmente promovem cursos de especialização e de aperfeiçoamento para seus Oficiais e Praças, alguns deles são condições indispensáveis para a continuidade da evolução na carreira.
No caso dos Oficiais das Polícias Militares, o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) e o Curso Superior de Polícia (CSP) são imprescindíveis para as promoções aos postos de Major (CAO) e de Coronel (CSP).
O objetivo primordial dos cursos é preparar os Oficiais para as novas funções no círculo dos Oficiais Superiores: as funções de Estado Maior e de Comandante. É um treinamento direcionado especificamente para assessorar o comando (funções de Estado Maior) e para comandar as Organizações Policiais Militares.
Os cursos são precedidos de exames seletivos que reprovam muitos pretendentes e têm uma duração que tem variado ao longo do tempo de um semestre a um ano, dependendo da orientação do Comando Geral.
Na prática da vida Policial Militar, os Oficiais acabam exercendo funções de Estado Maior sem possuírem o CAO e alguns chegam a comandar sem terem freqüentado o CSP. O fato de não terem freqüentado os cursos não os condena ao fracasso, mas certamente eles não estão habilitados como deveriam estar para o exercício de tais funções, isso é um fato incontestável, caso contrário, o CAO e o CSP perderiam a razão para existirem apenas como um obstáculo para a promoção.
Diante desses fatos, nomear para comandar Oficiais que não possuem o CSP significa nomear Oficiais que não foram treinados pela própria Polícia Militar para o exercício do comando, algo que beira o absurdo, considerando que existem Oficiais possuidores do CSP sem comando.
Além desse problema que reputo grave, pois pode sinalizar para o compadrio, a situação ganha maior dimensão quando esses Oficiais sem CSP são nomeados para o comando de batalhões da Polícia Militar que devem ser comandados por Coronéis de Polícia.
Na PMERJ temos batalhões que a função de comando é própria de Tenente Coronel e outros que a função é de Coronel. Assim sendo, como o Oficial não pode ser promovido a Coronel sem CSP, ao nomear um Tenente Coronel sem CSP para o comando de um desses batalhões, o comando geral contraria na essência a organização básica da Polícia Militar.
A instituição determina que o comando seja de um Oficial que tenha obrigatoriamente o CSP, um Coronel de Polícia, mas apesar disso o comando geral nomeia segundo seus próprios interesses um Oficial sem CSP.
Sinceramente, penso que o compadrio demonstrado algumas vezes na gestão da modernidade, novamente está presente.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

CURSOS DE CONFIRMAÇÃO DE DIVISA: PARECE PIADA, MAS NÃO É.

A Polícia Militar praticamente abandonou a meritocracia e promove a maioria dos seus Praças por tempo de serviço.
Atingindo oito anos de serviço, um Soldado é promovido a graduação de Cabo; com quinze a promoção é para Terceiro Sargento e assim segue até o final da carreira, alcançando a graduação de Subtenente.
Tal situação bizarra ganha ares de loucura quando conhecemos que o Curso de Confirmação de Divisas é realizado após a efetivação da promoção, considerando que isso acarreta que na prática os freqüentadores do curso não podem ser reprovados.
Um Soldado é promovido a Cabo, ingressa no curso e ao final é reprovado, o que fazer com ele?
Anular a promoção?
Repetir o curso de confirmação até que ele seja aprovado?
Pois é...
Parece mentira, mais não é.
É mais uma maluquice de uma instituição inteiramente subordinada a vontade dos políticos, sem qualquer identidade ou valor institucional, na qual de forma injustificável Soldados (BOPE) ganham mais do que Sargentos (de todos os outros batalhões).
É a galinha que teve a cabeça cortada no rancho e que foi solta no pátio, onde se debate e agoniza até a morte, diante da inércia dos ombros dourados, que só olham para os seus lindos umbigos.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

RIO – CARNAVAL – QUEM VAI ORGANIZAR OS DESFILES NO SAMBÓDROMO EM 2011?

A LIESA, mais uma vez.
A Liesa que o secretário Beltrame disse que tem envolvimento histórico com os contraventores do jogo dos bichos.
O jogo dos bichos que a Polícia Federal afirmou que alimenta outros crimes.
Um pouco de vergonha na cara seria ótimo para o Rio de Janeiro.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

ACELERADO, MARCHE! (RAPIDINHAS).

1) Polícia prende traficantes em favelas pacificadas pela dupla Cabral-Beltrame (leia).
2) Surto de leptospirose em Nova Friburgo (leia).
3) Mudaram a cor do Palácio GB de branco para ocre, penso que acertaram na cor, tirar o simbolismo do branco era indispensável (leia).
4) Cidadão, você vai pagar mais um salário para Lula, como dirigente do PT, R$ 21 mil (leia).
5) País retrocede na agenda dos direitos humanos (leia).
6) Tenente da PMERJ se destaca, mas como sambista (leia).
7) Sérgio Cabral inaugurará mais um Super GPAE (leia).
8) Efeito do "Triplo T" - Assaltantes em motocicletas aterrorizam moradores de Icaraí (leia).
9) Efeito "Triplo T" - Polícia Militar de Niterói em alerta (leia).
10)Valente esse povo do Egito. O brasileiro é solidário, gosta de ajudar e do conjunto cerveja + carnaval + futebol + praia. É bonzinho...
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

NOVA FRIBURGO: GRAVÍSSIMA DENÚNCIA.

Será verdade?
A mídia pode investigar.
COMENTÁRIO POSTADO:
“Tinha duas barragens em Nova Friburgo: uma em Muri e outra em Conselheiro Paulino. Entretanto, as barragens se romperam com a tromba d'agua, e nossos governantes juntos com a mídia golpista estão abafando o caso!!!”
Cadeia para os governantes omissos!!!"
Anônimo
Penso que isso precisa ser esclarecido.
Quem souber de algo que confirme ou desminta esse comentário, por favor, escreva.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

PREZADOS LEITORES, BOM DIA!

"A INVENCIBILIDADE ESTÁ NA DEFESA;
A POSSIBILIDADE DE VITÓRIA, NO ATAQUE.
QUEM SE DEFENDE DEMONSTRA QUE
SUA FORÇA É INADEQUADA;
QUEM ATACA, MOSTRA QUE ELA É ABUNDANTE"
(Sun Tzu)

JUNTOS SOMOS FORTES!

PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

RIO - ATO PEC 300 - A GENTE NÃO VAI SE VER NA GLOBO.

Nessa sexta-feira, dando continuidade ao nosso propósito de levar as demandas dos Policiais Militares e dos Bombeiros Militares até a porta das emissoras de TV e rádio, como fizemos na Rede Record, estivemos em frente à Rede Globo (Central Globo de Jornalismo), no bairro do Jardim Botânico, Rio de Janeiro.
Realizamos mais um ato pacífico e ordeiro, com exibição de faixas e panfletagem, contando com a presença do Soldado PM FOME e do Soldado BM MISÉRIA.
Infelizmente, não podemos contar com representantes das esposas de Bombeiros e de Policiais Militares ou pensionistas.
Ao longo do ato fomos abordados em diferentes momentos, por quatro integrantes da segurança da emissora, aos quais procuramos tranquilizar, explicando os objetivos da manifestação.
Aproveitamos para agradecer ao comando do 2
o BPM que encaminhou policiamento para o local e que teve o bom senso de retornar com as equipes para o policiamento, diante da falta absoluta de necessidade da presença das guarnições nas proximidades da Globo.
Ninguém do jornalismo da Globo veio conversar conosco, apesar de um dos seguranças ter se comprometido a levar a nossa demanda para a emissora, isso às 11:00 horas, muito antes do início do RJ TV.
Compreendemos que dois PMs e um BM agindo ordeiramente e pacificamente, lutando por salários dignos, não constitua um FATO JORNALÍSTICO. Todavia, lembramos que em janeiro de 2008, quando 2.000 PMs e BMs marcharam pela Praia do Leblon, cobrando salários dignos e parando exatamente na esquina da rua onde reside o governador, no dia dos seu aniversário, sem dúvida, foi um FATO JORNALÍSTICO, mas as Organizações Globo também não noticiaram. Assim sendo, não deve ter sido esse (fato jornalístico) o motivo da Vênus Platinada ter nos ignorado.
A GENTE NÃO VAI SE VER NA GLOBO.
A GLOBO E NÓS, NADA A VER.

Será que não vale mais a pena realizar atos pacíficos e ordeiros no Rio de Janeiro?
Afinal, toda confusão se transforma em um FATO JORNALÍSTICO.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONL
Ex-CORRGEDOR INTERNO

ATO PEC 300 – BAIXOS SALÁRIOS – ESPOSAS DE PMs e BMs.

Em prosseguimento ao nosso objetivo de levar as demandas dos familiares dos Policiais Militares e dos Bombeiros Militares até a mídia, para facilitar a divulgação, nessa sexta-feira estaremos na Central Globo de Produções.
REDE GLOBO DE TELEVISÃO – RIO
Data: 28 JAN 2011 (HOJE).
Horário: 11:00 às 14:00 horas.
Endereço: CGJ - Rua Von Martius, 22 - Jardim Botânico - Rio de Janeiro.
Localização (Digite o nome da rua no mapa).
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

GOVERNO CABRAL E O ESTRANHO CASO DO FIM DAS NOMEAÇÕES POLÍTICAS NA PMERJ.

Não existe um único discurso do governador Sérgio Cabral com relação à área da segurança pública, em que ele não cite que acabou com as nomeações políticas dos comandantes de batalhões da Polícia Militar.
Penso diferente do governador, porém vamos considerar como parâmetro a possibilidade do governador ter razão.
O governador está certo, ele acabou com as nomeações políticas que ocorriam no governo anterior de Rosinha Garotinho.
Diante dessa verdade, convido a todos para uma viagem no tempo e pergunto:
Mário Sérgio e Álvaro Garcia, comandante geral e chefe do EMG no atual governo, comandaram no governo Rosinha, portanto, que políticos teriam indicado os dois para comandos?
Além desses dois, outros Coronéis que atualmente exercem funções de comandantes intermediários, responsáveis por vários batalhões, também comandaram no governo anterior, que político teria indicado cada um deles?
Se fizéssemos uma relação dos atuais Coronéis da Polícia Militar que comandaram no governo Rosinha e que também estão comandando no governo Cabral, o fim das nomeações políticas ficaria estremecido.
A não ser que a explicação resida no fato de que quando comandaram no governo Rosinha tenham sido nomeados por políticos, enquanto no governo Cabral tenham sido escolhidos para comandar sem interferência política, pelos três comandantes gerais do período.
Os nomes seriam os mesmos, mas os critérios seriam outros.
Estranha coincidência.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

O GOVERNO CABRAL, O ESCRITÓRIO, A OAB E O TEMPO.

Há um ano, a OAB Rio recomendava que o escritório de advocacia do qual a esposa do governador é sócia deveria se abster de participar dos casos que envolvem o Estado. A crítica veio nada mais, nada menos, do advogado responsável pelos processos disciplinares da OAB.
Não lembro da presidência da OAB ter se expressado publicamente sobre esse problema, a crítica ficou restrita ao responsável pelos PADs.
O site do escritório informava que auxiliam na “celebração de contratos com a administração pública”, o que soa muito mal, considerando que uma das sócias é a esposa do governador.
O artigo é esclarecedor (leia).
A mídia divulgou mais um óbice na época, considerando que o escritório defendia permissionários de serviço público, como o Metrô, por exemplo, outro ruído forte.
O tempo passou, a OAB silenciou sobre os problemas e nada mudou.
Diante do escrito, soa meio dissonante essa manchete de ontem:
JORNAL EXTRA:
OAB/RJ cobra de Cabral uma política de longo prazo para a Região Serrana (leia).
Penso que a OAB primeiro deveria resolver os problemas comentados há um ano, por uma questão de coerência cronológica.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

POLÍCIA MILITAR – GESTÃO DA MODERNIDADE: QUALIFICAR NÃO É PRECISO, VESTIR PRETO É PRECISO.

Em complementação ao contido no artigo “EXTRA, EXTRA! NA GESTÃO DA MODERNIDADE, QUALIFICAÇÃO NÃO É FUNDAMENTAL” desse blog com relação à publicação do Jornal Extra sobre o Curso Superior de Polícia (CSP), pelo que consegui saber com meus poucos recursos, também não possuem o CSP os comandantes do 6º, 17º, 19º, 21º e 22º BPMs.
Não existe impedimento em comandar sem ter o curso, todavia tal situação é injustificável, considerando que temos Oficiais habilitados pelo curso para o comando e não estão comandando. Tal situação coloca a habilitação em descrédito e ainda faz com que esses Oficiais preteridos no comando fiquem em uma posição extremamente desconfortável, pois a alegação para nomear os sem CSP é o fato de que comando é função de confiança, via de regra, o que por via de consequência coloca os com CSP e sem comando na situação de não confiáveis.
Hoje recebi um comentário que a situação seria semelhante no Corpo de Bombeiros:
“Esse descomprometimento com o regulamento não está acontecendo somente na PMERJ, no CBMERJ a coisa está pior tem Major recém promovido comandando GBM e Ten Cel comandando Destacamento, não sei onde vamos parar. Salve-se quem puder!”
Anônimo
Penso que tais problemas poderiam ser facilmente resolvidos na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros.
Situações como essas sinalizam para um possível apadrinhamento e isso é péssimo em instituições organizadas militarmente.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

PREZADOS LEITORES, BOM DIA!

“A COLHEITA É COMUM,
MAS O CAPINAR É SOZINHO”

(João Guimarães Rosa)

JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

O BOPE ESTÁ ENGOLINDO A POLÍCIA MILITAR.


Mário Sérgio usa na boina o distintivo do BOPE.
O distintivo serve para identificar a OPM do Policial Militar, portanto, deveria estar usando na boina o distintivo do Gabinete do Comando Geral.
O uso midiático do BOPE como "garoto propaganda" do governo estadual está deturpando as grandezas, a PMERJ é infinitamente maior que o BOPE, embora nem todos pensem assim, como fica evidente.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

GOVERNO SÉRGIO CABRAL - ESPORTES E LAZER: POBRES TERÃO DIFICULDADES PARA FREQUENTAR O NOVO MARACANÃ.

EX-BLOG DO CESAR MAIA
REFORMA DO MARACANÃ!

1. A reforma que está sendo realizada no Maracanã, além de custar absurdos R$ 1 bilhão, será responsável por afastar do estádio grande parte dos torcedores. Os motivos são simples: a reforma está diminuindo a capacidade do estádio e acabando com o setor das cadeiras azuis do anel inferior, a antiga geral. As cadeiras azuis ofereciam ingressos mais baratos, possibilitando ao Maracanã manter uma diversidade social de público, pois os preços eram em torno de 30 a 40% mais baratos do que os da arquibancada.
2. Com a reforma, haverá a unificação do anel superior com o inferior, transformando-os em um plano inclinado, apenas dividido pelos novos camarotes. Desta forma, não haverá um setor com ingressos mais baratos, pois as antigas arquibancadas vão ser muito reduzidas, aumentando o valor dos assentos próximos ao campo. Com a diminuição da capacidade do estádio em 14 mil lugares, será inevitável o aumento dos preços.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

EXTRA, EXTRA! NA GESTÃO DA MODERNIDADE, QUALIFICAÇÃO NÃO É FUNDAMENTAL.

JORNAL EXTRA - COLUNA EXTRA, EXTRA!
Felipe Sales
" O coronel Paulo Ricardo Paúl atiçou a poliçada com a história em seu blog de que o comandante do BOPE, tenente-coronel Wilman René, não tem o Curso Superior de Polícia. Para ser comandante, o diploma não é obrigatório - mas sim, recomendado. E, se nem na tropa de elite da PM está valendo, menos ainda no resto: hoje, pelo menos seis comandantes não têm diploma..."
Na gestão da modernidade a qualificação não tem sido levada e consideração.
O Curso Superior de Polícia (CSP) é o que curso na PMERJ que prepara o Oficial para o exercício do comando, portanto, comandar sem ter o curso chega a ser bizarro. Obviamente, a responsabilidade não é do Oficial que comanda sem ter o CSP, mas sim de quem o nomeia nessa condição.
O exemplo da desvalorização da qualificação não é único na gestão da modernidade.
No intuito de colocar o maior número de PMs no serviço externo, o governo Sérgio Cabral criou uma gratificação para os que estão aptos para atuarem nas ruas, no valor de R$ 350,00, o equivalente a cerca de 30% do salário mensal de um Soldado. Isso deve ter provocado dois resultados: o retorno às ruas dos que por ventura estivessem simulando doenças para não atuarem na atividade fim e a ida para as ruas de PMs sem as condições adequadas de saúde, isso para não perderem a gratificação.
Dourando a pílula, o governo criou um curso para habilitar os PMs para o recebimento, assim a gratificação seria em razão da qualificação.
O referido "curso" é feito em um dia, via de regra, assistindo uma palestra ou escrevendo uma redação.
Cidadão, você chama isso de qualificação?
Cito outro caso: os cursos de confirmação de divisas.
Os Praças da PMERJ são promovidos por tempo de serviço, um Soldado é promovido à graduação de Cabo ao atingir oito anos de serviço, por exemplo. Infelizmente, esses cursos de qualificação não estão sendo realizados. A situação é tão confusa que tenho recebido informes de que PMs que estariam atingindo quinze anos de serviço, não estariam conseguindo ser promovidos à Terceiro Sargento, por não terem participado ainda do curso de confirmação de divisas de Cabo.
Parece piada, mas não é.
Tal realidade demonstra que na gestão da modernidade a qualificação não é importante e que o PM está muito longe de ser o patrimônio da PMERJ, lema institucional que se perdeu por completo, considerando o abandono atual da tropa.
Se não bastasse, a Polícia Militar agora parte para atrapalhar a participação dos PMs em cursos de nível superior, mas isso será tema para outro artigo, vamos aguardar a mídia noticiar.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

GOVERNO SÉRGIO CABRAL - SAÚDE PÚBLICA: AS PROMESSAS DE CAMPANHA QUATRO ANOS DEPOIS.

Os cidadãos fluminenses continuam morrendo nos corredores dos hospitais públicos e por falta de vagas nos leitos de CTI.
Segundo a mídia noticiou recentemente a média diária das mortes por falta de vagas no CTI é maior que cinco mortes por dia.
Quantos teriam morrido ontem?
Não podemos esquecer que essa tragédia ocorre diariamente no Rio.
No tocante a essa questão, a Rede Globo entrevistou os candidatos ao governo do Rio de Janeiro, ao longo da campanha eleitoral de 2006.
Recorde as promessas feitas por Sérgio Cabral ao RJ TV (leia).
Destaco o seguinte trecho:
“Com a central de regulação, com o serviço de ambulâncias – SAMU – e o Corpo de Bombeiros unificado, nós vamos administrar de maneira racional os leitos hospitalares. E vamos implantar o plano de cargos e salários para os trabalhadores da saúde. Nós temos que fazer concurso público, temos que estimular a entrada de novos médicos no setor de saúde”, afirma Sérgio Cabral, candidato a governador – PMDB".
Quatro anos depois, o caos.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

CIDADANIA EM UM DOMINGO DE SOL NA PRAIA DO LEBLON.


JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

GESTÃO DA MODERNIDADE – A POLÍCIA MILITAR CADA VEZ MAIS ENFRAQUECIDA.

Lei 5884, de Janeiro de 2011. D.O de 17/01/2011.
DISPÕE SOBRE O BRAT SEM VITIMA NO ÂMBITO DO RJ
Art. 1º O Boletim de Registro de Acidentes de Transito - BRAT, poderá ser lavrado por autoridade municipal de trânsito, nos casos de acidentes sem vítimas.
Art. 2º Esta Lei será regulamentada 90 dias após a sua publicação.
Rio de Janeiro, 14 de Janeiro de 2011.
SÉRGIO CABRAL
Governador
Projeto de Lei 2978/2010
Autoria do Deputado Rodrigo Neves
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

GUERRA DO RIO: EXÉRCITO CONCLUI INVESTIGAÇÃO COM RAPIDEZ.

O GLOBO NOTÍCIA
Haveria indícios da participação de um tenente e dois cabos no crime.
Será aberto um Inquérito Policial Militar (vídeo).
O Exército concluiu, nesta quarta-feira (26), a sindicância que apurou o envolvimento de militares do Conjunto de Favelas do Alemão, na Zona Norte do Rio, no furto a uma casa no local.
Segundo as investigações, há indícios da participação de um tenente e dois cabos no furto de dois aparelhos de ar-condicionado e de uma chopeira.
Integrantes da tropa que também trabalham no Alemão denunciaram o crime.
Nos próximos dias será aberto um Inquérito Policial Militar. De acordo com o Exército, o material furtado foi encontrado na casa do tenente.
No último sábado (22), o Exército informou que tinha afastado trinta militares do patrulhamento no Conjunto de Favelas do Alemão, por suspeita de furto no local.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

ÉTICA, QUEM PRECISA DELA?

JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO
PRESIDENTE DO TCU DÁ CURSOS PAGOS PARA ÓRGÃOS QUE FISCALIZA!
26/01/2011
Órgãos públicos e entidades submetidos a fiscalização do TCU - Tribunal de Contas da União - pagaram ao menos R$ 228 mil ao presidente do tribunal, Ministro Benjamin Zymler, por palestras e cursos de um ou dois dias entre 2008 e 2010. Após as palestras, Zymler seguiu como Relator de seis procedimentos e participou de ao menos cinco julgamentos de processos de interesse dos contratantes. Em nenhuma das vezes entendeu que havia motivo para se declarar impedido.
As palestras, os custos e as agendas de Zymler não são divulgados pelo site do TCU. No final de 2008, ele ministrou a servidores da Eletronorte - Centrais Elétricas do Norte do Brasil - por R$ 21,5 mil, curso de dois dias intitulado "Licitações e Contratos sob a Ótica do TCU". Zymler é ou foi relator de 41 processos que têm relação direta com a Eletronorte. São provenientes de denúncias de irregularidades, auditorias e acompanhamento.
Meses depois da palestra, Zymler relatou um processo de monitoramente de obras da Eletronorte na usina de Tucuruí (PA). Ele concordou com a área técnica do tribunal e mandou reclassificar os indícios de "irregularidades graves com retenção de pagamento" para "irregularidades graves com recomendação de continuidade".
No ano passado, Zymler recebeu R$ 59 mil por um curso de dois dias, segundo pesquisa realizada a pedido da Folha no Siafi - sistema de acompanhamento de gastos do governo - pelo site Contas Abertas. O pagamento foi feito pela UFABC (Fundação Universidade Federal do ABC), de Santo André (SP), vinculada ao Ministério da Educação.
Zymler abriu uma empresa, a EMZ Cursos e Treinamento, que passou a ser contratada pelo SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, para uma série de sete palestras em várias capitais. Cada uma custou R$ 13 mil. Por R$ 20.232,16, o INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial - contratou Zymler para um curso de oito horas de duração, realizado num único dia, no Rio. A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), vinculada ao Ministério da Agricultura, pagou R$ 14,6 mil por um curso de 16 horas proferido a 66 servidores.
Na AGU - Advocacia-Geral da União - o evento custou R$ 9,6 mil e foi acompanhado por "cerca de 500 servidores", segundo o órgão, num total de oito horas. O Ministro foi contratado após a dispensa de licitações, sob o argumento de que havia notória especialização, quando se considera a competição inviável ou inexigível. Dispensas de licitação na gestão federal são focos frequentes de críticas do TCU. O Ministro afirmou à Folha, em nota, que os eventos dos quais participou eram "atividades docentes" e também recorreu a uma resolução do CNJ - Conselho Nacional de Justiça - de 2007. Contudo, o TCU não é ligado administrativamente ao Judiciário, pois atua como braço do Legislativo na atividade do controle externo e o CNJ não tem poder de fiscalizar Ministros do TCU. Consultado pela Folha, o CNJ informou que não tem sobre as palestras "resolução ou norma sobre o assunto em questão".
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

PREZADOS LEITORES, BOM DIA!

"SEJA VERDADEIRO CONSIGO MESMO
E

NÃO SEJA FALSO COM OS OUTROS"
(Francis Bacon)

JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

REDE TV MOSTRA AMANHÃ O SOFRIMENTO DOS SOBREVIVENTES DO MORRO DO BUMBA.

No último período de doze meses o Rio de Janeiro perdeu milhares de cidadãos em face de eventos naturais que somados ao descaso governamental, acabaram por gerar enormes tragédias:
Angra dos Reis, Morro do Bumba, Morro dos Prazeres e Região Serrana.
Mobilizados estão tentando que sejam investigadas as responsabilidades pessoais dos homens públicos (presidente, governador, prefeitos, secretários e outros) com relação ao ocorrido na Região Serrana, uma luta muito difícil diante da quase total falta de cidadania da nossa população.
Amanhã, às 22:00 horas, a Rede TV vai transmitir reportagem sobre a situação atual dos sobreviventes do Morro do Bumba, considero imperdível, inclusive para reforçar a necessidade imperiosa de responsabilizar os homens públicos.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

CIDADÃO FLUMINENSE, NÃO ESPERE QUE UM FAMILIAR OU UM AMIGO MORRA NESSA CIDADE VIOLENTA PARA IR PROTESTAR NAS RUAS.

SITE G1
Idosa morre ao ser baleada dentro de casa em favela do Rio, diz PM
Neta dela e um homem também foram atingidos.

Criminosos teriam atirado contra carro da polícia que passava pelo local.
Uma mulher de 74 anos morreu depois de ser baleada, nesta quarta-feira (26), dentro de casa em um dos acessos à Favela Vila Aliança, em Bangu, na Zona Oeste do Rio. Além dela, a neta de 14 anos, que também estava na casa, foi atingida na perna, e um homem de 30 anos, que passava pelo local, também foi baleado. Segundo a polícia, suspeitos que estavam dentro de um carro roubado teriam atirado contra uma viatura policial que passava pelo local.
De acordo com o comandante, do 14º BPM (Bangu), coronel Djalma Beltrami, os policiais não revidaram e tentaram se refugiar em frente a alguns barracos de madeira que ficam próximos à linha do trem. Ainda segundo Beltrami, os criminosos abandonaram o veículo e fugiram para a favela.
Além do carro, foram apreendidos um carregador, munição e um cinto de guarnição (usado por militares para levar carregador e arma).
Os dois feridos foram levados para o Hospital Albert Schweitzer, em Realengo. O homem, atingido de raspão na perna esquerda, fez curativo e foi liberado, segundo a Secretaria estadual de Saúde. A menor, também ferida na perna, fez um curativo e foi liberada.
O caso foi registrado na 34ª DP (Bangu) e encaminhado para a Divisão de Homicídios da Polícia Civil.
COMENTO:
No ato de domingo, o SOS RIO, falei sobre o fato dos cidadãos do Rio de Janeiro só se mobilizarem contra a violência ou contra a ausência de saúde pública de qualidade, quando um familiar ou um amigo morrem.
Nos últimos anos participei de alguns atos sobre pessoas desaparecidas e pessoas vítimas da violência, mas raramente vi os manifestantes de um movimento comparecerem aos outros, ou seja, cada um protestava pelo seu desaparecido ou morto.
Tais manifestações nunca resolverão o problema da falta de saúde pública e de segurança, pois temos que aprender a agirmos juntos e de forma preventiva, exigindo nossos direitos.
Observem o caso dos milhares de mortos e de desaparecidos da Região Serrana, considerando que nada fizemos para cobrar responsabilidades dos homens públicos com relação aos casos semelhantes que ocorreram em Angra dos Reis, no Morro do Bumba e no Morro dos Prazeres. O resultado foi o que assistimos na Serra e certamente assistiremos em outros lugares, caso ninguém seja preso, novamente.
Ou aprendemos a nos mobilizar, ou continuaremos contando nossos mortos e desaparecidos.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

GOVERNO SÉRGIO CABRAL - SAÚDE PÚBLICA: QUANTAS PESSOAS MORRERAM HOJE POR FALTA DE VAGAS NAS CTIs?

JORNAL DO DIA
Moyzes Damasceno: A UTI na UTI, cadê o médico?

Rio - É cada vez mais séria a dificuldade para se conseguir internação em leitos de UTI no Estado do Rio de Janeiro. Até o governo estadual admite a gravidade do que vem acontecendo. Diagnosticar o problema é o primeiro passo para tratá-lo adequadamente. A prometida implementação de mais de uma centena de novos leitos é uma medida importante, mas paliativa. Para que a gestão melhore, precisamos também de pessoas, profissionais competentes e comprometidos com o seu serviço e o paciente.
Neste contexto, a figura do médico intensivista tem um papel primordial. Ele é o líder de uma equipe interdisciplinar, responsável por estabelecer o padrão do atendimento. Principalmente em situações de risco, todo paciente necessita de um médico qualificado. A pergunta que sobressai e grita é: onde está este médico?
Infelizmente, ele está em processo de extinção. Nas universidades, não existem as disciplinas de Emergência e Terapia Intensiva no currículo. Os diretores e professores de cursos de Medicina, bem como os profissionais do Ministério da Educação, precisam dar valor à formação deste médico, que muitas vezes tem seu primeiro emprego como plantonista de Emergência ou mesmo de UTI.
Para piorar o quadro atual, os poucos médicos competentes estão deixando a terapia intensiva, devido às precárias condições de trabalho. Basta dizer que o salário de um médico intensivista no Estado do Rio ainda está entre os três piores do Brasil!
Desanimador? Impossível de se alcançar uma solução? Não. Saibamos que ter novos leitos importa, mas ter gente qualificada importa mais. Tiremos a UTI da UTI. Chamem o médico! Chamem o médico intensivista!
Moyzes Damasceno é presidente da Sociedade de Terapia Intensiva do Estado do Rio de Janeiro
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

AVISEM A REDE GLOBO SOBRE A NOSSA VISITA.

RIO - A LUTA PELA PEC 300 - VISITA AS EMISSORAS DE TV E RÁDIO.
A luta pela aprovação da PEC 300 e contra os salários famélicos pagos pelo governo Sérgio Cabral aos Bombeiros e Policiais Militares será levada até as principais emissoras de TV e de Rádio do RJ.
Prezados leitores, na sexta-feira estaremos em frente à Rede Globo de televisão, conforme programação:
SEGUNDA VISITA
REDE GLOBO DE TELEVISÃO - RIO
Data: 28 JAN 2011.
Horário: 11:00 às 14:00 horas.
Endereço: CGJ - Rua Von Martius, 22 - Jardim Botânico - Rio de Janeiro.
O RJ TV, o JN e o Fantástico são produzidos na CGJ.
No intuito de evitarmos os contratempos ocorridos na Rede Record, considero que devemos fazer várias comunicações à Globo sobre a nossa visita. Assim sendo, proponho a utilização do Fale com a Globo.
Acessem a página (fale com a Globo), preencham os dados e comuniquem a nossa visita.
SUGESTÃO
"No dia 28 JAN 2011, representantes da comissão de esposas e de pensionistas de Policiais Militares e de Bombeiros Militares participarão de uma mobilização em frente à Central Globo de Produção, no Jardim Botânico, a partir das 11:00 horas, o que permitirá que sejam entrevistadas no RJ TV ou no Jornal Hoje, ao vivo. O objetivo dessas visitas é proporcionar as Redes de TV e de Rádio do Rio a oportunidade de noticiarem o drama vivenciado pelos familiares dos PMs e dos BMs. A primeira foi a Rede Record e após a Rede Globo, a visita será na TV Bandeirantes, no horário do programa Cidinha. Antecipadamente agradecemos".
Divulguem e participem do ato cívico-democrático, além disso, façam a comunicação à Rede Globo.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

EU NÃO ACREDITO EM SÉRGIO CABRAL, VOCÊ ACREDITA?

Eu sou funcionário público, não acredito em nada dito pelo governador Sérgio Cabral. Ele me deu "N" motivos para não acreditar nele, portanto, não posso crer na sua versão de que a desastrada operação da Polícia Civil, que acabou gerando disparos de armas de fogo contra o prédio da Prefeitura do Rio de Janeiro, faça parte de uma tática para implantar UPPs.
"Foi uma reação, mas tem prazo para terminar", disse o governador do Rio. "Ali está mais que demonstrado que precisa de UPP. A operação de ontem foi planejada para o processo de pacificação. Isso acontecerá em breve (Sérgio Cabral)."
É de domínio público que a implantação dos Super GPAEs (apelidados como UPPs) é sempre precedida de uma aviso para os traficantes deixarem a comunidade, o "TRIPLO T" (Tática de Transferência de Traficantes), falar contra isso é negar a verdade.
A seguir as reportagens:
JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO
1) Helicóptero da Globo e prédio da prefeitura do Rio são alvo de disparos
Houve intensa troca de tiros no Morro da Mineira, devido a ocupação do local por cerca de 150 policiais (leiam).
2) Um dia após tiroteio, governador do Rio anuncia novas UPPs
Santa Teresa, no centro, e Estácio, na zona norte, foram escolhidos para receber as próximas unidades do programa (leiam).
EU NÃO ACREDITO EM SÉRGIO CABRAL, VOCÊ ACREDITA?
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

A DEMOCRACIA NO GOVERNO SÉRGIO CABRAL.

Na posse do governador Sérgio Cabral assistimos a um show do cerceamento da liberdade de expressão (vídeo completo). Os seguranças do governador foram expandindo as barreiras perimétricas em torno da ALERJ para afastar o máximo possível, os mobilizados que realizaram ato pela aprovação da PEC 300 e contra os baixos salários pagos no Rio.
No vídeo a ação de Coronéis de Polícia retirando o Soldado BM Miséria de perto dos convidados.
Pela primeira vez na gestão Sérgio Cabral a tropa foi carregada no "colo" pelo governo.

JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

EX-CHEFE DA POLÍCIA CIVIL FALA SOBRE CORRUPÇÃO POLICIAL NO RIO.

BLOG MÍDIA CARICATA - ENTREVISTA HÉLIO LUZ, ex-Chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro.
(...)
Zero Hora — A polícia do Rio é corrupta, como mostrou os filmes Tropa de Elite e Tropa de Elite II?
Hélio Luz --
É muito mais. Se fosse como o filme, seria ótimo. O grande problema é quantas vezes estes garotos foram presos e soltos? Foram para delegacia e liberados? Nem fichados são. Por quê? Porque tem acerto. Eles existem pela permissividade da polícia. Além disso, há questões de fundo. Eles prendem estes 200 que nós vimos fugindo, mas vão colocar aonde? E os outros, sei lá, 20 mil que têm no complexo com a idade deles? Tem política para eles? Vai ser proporcionada uma vida decente para eles? Como será feita a manutenção da área ocupada?
Zero Hora — Qual a opinião do senhor sobre as UPPs?
Hélio Luz — É interessante. Eu não entendo por que colocam recrutas para montar UPPs. Eles dizem que, na média, são uns 200 recrutas com um oficial. Nas 14 UPPs, dá algo em torno de 2,8 mil recrutas, 3 mil recrutas. Então, 3 mil recrutas estão resolvendo a situação da criminalidade no Rio? Tem um contingente de 40 mil policiais, mais 10 mil na Polícia Civil, que não resolveram o problema da criminalidade. É isso que estão dizendo? Se é isso, estão confirmando que o problema é corrupção.
(...)
A entrevista é muito interessante (leia).
Como temos escrito com frequência a CORRUPÇÃO está destruindo as instituições policiais do Brasil. No Rio a situação é gravíssima.
Visitem BANDA PODRE - A MÁFIA DAS POLÍCIAS (leia), aos poucos você será introduzido nesse universo.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

CIDADÃO PROTESTA CONTRA "DITADURA" DO ALEMÃO.

No domingo, quase ao final do ato cívico-democrático SOS RIO na Praia do Leblon, um cidadão começou a gritar contra a "ditadura" no Complexo do Alemão e nós fomos ouvi-lo:

JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

POLÍCIA MILITAR – TRÊS ANOS DE "INTERVENÇÃO".

No próximo domingo, dia 30 JAN 2011, a Polícia Militar estará completando três anos de "intervenção", ação praticada no dia 30 JAN 2008 com a exoneração do Coronel de Polícia Ubiratan de Oliveira Ângelo, o último comandante geral da Polícia Militar a enfrentar o poder político em defesa da Corporação e da tropa.
A partir daquela data, a passagem do comando geral da PMERJ passou a ser feita sem a presença da tropa, às escondidas no interior de quatro paredes, situação própria dos regimes de força.
Obviamente, nada temos para comemorar, porém não podemos deixar passar despercebida essa violência contra uma heróica e gloriosa instituição organizada militarmente.
Você tem alguma ideia?
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

LULA E A UNIVERSIDADE QUE NUNCA APARECEU OU QUE SUMIU.

O “ex” lançou a pedra fundamental do Campus UNIFESP OSASCO em 2008 e parece que a universidade sumiu (foto 1 e foto 2).
Em passe de mágica, puff ...
Melhor: nunca apareceu.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

GOVERNO SÉRGIO CABRAL: O PÉSSIMO ENSINO MÉDIO NO RIO E O ESPECIALISTA.

O governo Sérgio Cabral não acredita nos especialistas, a área da educação pública é um exemplo dessa realidade, assim como a área de defesa civil.
Alex Trendino, presidente do SEPE/RJ, detona as novas propostas do governo Sérgio Cabral na área (leiam).
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

NOSSO BLOG – NOVOS SEGUIDORES - 1.070.000 VISITANTES.

Agradecemos os novos seguidores do nosso blog:
- Jeff Castro.
- Márcia Cossetti.
- Bernardo.
- Revoltados.
- Yara Barsil.
- Granaamais.
- Temas de direito militar.
- Fernando Zaupa.
- QLO.
- Sabino Ferreira.

JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

PREZADOS LEITORES, BOM DIA!

"NÃO APONTE DEFEITOS, APONTE SOLUÇÕES.
QUALQUER UM SABE SE QUEIXAR"
(Henry Ford)

JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

RIO: O TSUNAMI DO DESCASO - DISCURSO DO CORONEL PAÚL NA ESQUINA DO PODER.


JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

UPPs: DOIS ANOS DEPOIS INVERDADES COMEÇAM A SE DESMANCHAR.

GLOBO BAIRROS:
Asfalto sem paz

Dois anos depois da inauguração, em dezembro de 2008, da primeira Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no Rio, a do Morro Santa Marta, em Botafogo, o governo do estado vê consolidada a conquista de seu objetivo: a região permanece controlada. Contudo, o impacto na segurança nos bairros do entorno está longe de ser o que a sociedade esperava.
Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram que, na área do 2 BPM (Botafogo), os índices de criminalidade oscilaram, entre janeiro e outubro de 2008 e o mesmo período de 2010. Com algumas exceções, as atuais taxas estão quase na mesma ordem que as dos meses que precederam a ocupação. Agora, com um agravante. Os assaltos a residências cresceram 62,5%, comparando os dez primeiros meses de 2008 (em novembro daquele ano começaram as ações para expulsar os traficantes) com os de 2010. Além deste, outros dois tipos de roubo aumentaram: a estabelecimentos comerciais (36,5%) e em ônibus (16,9%).
Na comparação dos períodos, tiveram queda furto e roubo de veículos (17,9% e 38,9%, respectivamente) e roubo a transeuntes (7,6%). Sem confrontos no Santa Marta, os autos de resistência zeraram na área da 10 DP (Botafogo). Apesar de os bandidos continuarem agindo na região, houve diminuição dos registros de atividade policial. Entre janeiro e outubro de 2008 e igual período de 2010, aconteceram menos prisões, menos recuperação de veículos e menos apreensões de drogas e de armas. Para a presidente da Associação de Moradores e Amigos de Botafogo (Amab), Regina Chiaradia, a segurança nos oito bairros da região só vai melhorar se o efetivo do batalhão aumentar e o Morro Santo Amaro, na Glória, também receber uma UPP.
Cerca de 400 policiais estão lotados no 2 BPM e, na região, há 238.895 moradores, segundo o IBGE. Com isso, a proporção é de um policial para cada 597 pessoas. Já no morro, são cerca de seis mil moradores e uma UPP com 123 homens: lá, não falta policiamento. A taxa é de um para cada 49 pessoas. Satisfeita com a pacificação, a comunidade também cobra mais atenção do governo — mas em outras áreas que não a segurança. Hoje, o Santa Marta comemora os frutos gerados com a chegada da UPP.
Confira a reportagem na íntegra em O Globo - Zona Sul desta quinta-feira.
Siga o Bairros.com no Twitter: @Bairrospontocom
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO