quarta-feira, 13 de julho de 2011

NUNCA CONSEGUIREMOS MELHORAR AS POLÍCIAS DO RIO DE JANEIRO ENQUANTO BELTRAME FOR SECRETÁRIO DE SEGURANÇA.

SITE G1
"MP-RJ denuncia 8 PMs após 6 mortes durante operações em comunidades
Homicídios, em 2007, foram registrados como autos de resistência.
Promotor pede suspensão da polícia e cassação de porte de arma.
O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) ofereceu, nesta segunda-feira (11), quatro denúncias por homicídios qualificados registrados como autos de resistência. O titular da 6ª Promotoria de Investigação Penal (PIP) da 1ª Central de Inquéritos, promotor Alexandre Themístocles, acusa oito policiais militares de matar seis pessoas durante incursões em comunidades do Rio. O MP pede a suspensão do exercício da função policial militar e a cassação da autorização de porte de arma de fogo.
Porcurada pelo G1, a Polícia Militar informou que vai aguardar a conclusão do inquérito para se manifestar.
O promotor também solicitará à Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva a instauração de inquéritos de improbidade administrativa, para que os acusados percam definitivamente os cargos públicos. Segundo o MP, na época dos crimes, todos os denunciados estavam lotados no 16º BPM (Olaria). As penas variam entre 12 e 30 anos de prisão, por cada vítima.
Promotor acusa PMs de ‘grupo de extermínio’
O MP informou ainda que em todos os casos, logo após a execução das vítimas, os PMS tentaram impedir a realização de perícia no local dos crimes, sob o pretexto de prestar ajuda. Eles teriam simulado hipóteses de socorro, levando os cadáveres aos Hospitais Getúlio Vargas, na Penha, na Zona Norte, e Carlos Chagas, em Marechal Hérmes, no subúrbio, de acordo com a denúncia do promotor.
“O contexto probatório, sem sombra de dúvida, revela situação de extrema gravidade em que policiais militares em serviço atuaram em atividade típica de grupo de extermínio. O proceder ilícito dos denunciados, agentes da Segurança Pública, viola princípios fundamentais de Direitos Humanos e exige reprimenda sob pena de se colocar em risco a credibilidade do próprio Estado Democrático de Direito”, destacou Alexandre Themístocles.
Ainda segundo o Ministério Público, consta na denúncia que “a quantidade de disparos efetuados e os pontos dos ferimentos, minuciosamente detalhados nas provas técnicas, indicam que as vítimas não tiveram qualquer chance de defesa”.
Entenda as denúncias
As seis mortes, segundo o texto do MP, ocorreram em 2007. Em setembro, dois jovens teriam sido mortos em Furquim Mendes, no subúrbio do Rio. Dos PMs teriam feito os disparos. Um deles já havia sido absolvido anteriormente, em outras duas denúncias oferecidas pela 6ª PIP.
No mesmo mês daquele ano, em Vigário Geral, também no subúrbio, outros dois policiais teriam executado dois homens à curta distância. Um dos PMs aguarda o julgamento de um processo de homicídio praticado na função policial. O outro responde a dois processos de homicídios praticados na função policial, de acordo com o Ministério Público.
Em abril de 2007, na Cidade Alta, em Cordovil, no subúrbio, outros dois PMs teriam matado um jovem de 18 anos, sem registros criminais. Um dos policiais já havia sido denunciado por homicídio e foi absolvido.
E em janeiro daquela ano, na Favela do Dique, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, dois PMs teriam matado um jovem também de 18 anos. Segundo o MP, a vítima tinha uma anotação criminal por porte ilegal de arma. Ambos os policiais já haviam sido denunciado por homicídio".
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

2 comentários:

P.A. de magahlães disse...

Gostaria de parabenizar o Ministério Público na pessoa do promotor Alexandre Themístocles, pela sua brilhante atuação com relação as investigações sobre autos de resistências praticados por POLICIAS, conforme narrado no site G1 ele pede a punição exemplar para os maus policias, que devem pagar conforme os rigores da LEI, estou de pleno acordo pois não podemos deixar que bandidos travestidos de policias promovam todos os tipos de barbárie contra a sociedade, quero aqui estimar o quando me agrada ver que ainda podemos contar com o Ministério Público, em especial na figura do Dr. Alexandre Themístocles, pois tenho a plena certeza que o mesmo como demostrou não compactua com a banda PODRE que se estalou nesse estado, assim estou convicto que teremos o mais rápido possível também apurado as graves denuncias de corrupção que assola o estado do RJ, uma vez que as denuncias são de extrema gravidade, envolvendo o governador, o vice governador e seus assessores, seus secretários com ênfase ao da saúde, o secretário de segurança, prefeito da cidade seus secretários e tantos outros. Caro promotor Alexandre Themístocles, o Brasil esta carente de HERÓIS de que possa de fato indicar o norte a ser seguido por esse povo tão sofrido. Tenho certeza que nada do que esta sendo noticiado seja na mídia escrita ou falada bem como nós diversos site e blog da internet não passará incólume por V.Sª, sendo assim desse-lhe muito sucesso nessa espinhosa empreitada.
P.A. DE MAGALHÃES
É escritor e jornalista.

Anônimo disse...

PROMOTOR AGIL PARA F.... POLICIAL,VAI COM MUITA SÊDE AO POTE,QUERIA VER ESSA AGILIDADE TODA PARA ACABAR COM A GRANDE ROUBALHEIRA AOS COFRES PÚBLICOS DO ESTADO DO RIO.
TÁ DE SACANAGEM COMIGO NÉ PROMOTOR!